Página inicial > Mais Notícias > Segae realiza ações de empoderamento feminino durante o mês de março

Segae realiza ações de empoderamento feminino durante o mês de março

Publicado: Segunda, 11 de Março de 2019, 16h36 | Última atualização em Sexta, 22 de Março de 2019, 10h31
As atividades são direcionadas aos estudantes do ensino médio e superior

O Dia Internacional da Mulher é comemorado mundialmente no dia 8 de março. E para incluir essa data no ambiente escolar, a Seção de Gerenciamento de Assistência ao Estudante (Segae) está realizando, durante este mês, ações que possibilitam discussões sobre o direito das mulheres, empoderamento feminino e violência contra mulher. As atividades são direcionadas aos estudantes do ensino médio e superior do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap). Clique aqui para ver as fotos.

O novo bloco de convivência do campus Macapá foi palco da primeira ação no dia 8/3, onde estudantes puderam assistir a um vídeo sobre o direito das mulheres. Em seguida, o acadêmico de Física Mateus Mendes realizou uma apresentação musical tocando duas canções no violino. Os rappers freestyles Aberto Paranhos, Willian Walacce e Mc Iana também participaram da programação e abordaram nas letras a temática de empoderamento feminino.

E em colaboração com o evento, a professora do componente curricular de História, Nilcelia Leal, trabalhou com seus alunos o tema "Mulheres amapaenses de destaque". Na área de convivência, os alunos expuseram seus trabalhos por meio de painéis que contavam a história de mulheres amapaenses que contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento do Estado.

Em parceria com o Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf), três palestras serão realizadas até o dia 29 de março. A primeira aconteceu na tarde desta segunda-feira (11/3), com o tema “Namoro sem violência”. A palestrante Alessandra Coelho falou sobre o ciclo de violência e as diferenças entre violência doméstica e violência no namoro, abordando os principais conceitos desta (físico, moral, psicológico, sexual e patrimonial). A segunda palestra sobre o tema acontece amanhã, às 14h, no auditório do campus Macapá. No dia 29 de março, a última palestra do Camuf será com o tema “Empoderamento feminino e violência contra Mulher”.

“A Segae considera que o Dia Internacional da Mulher é uma data para ser inserida no ambiente educacional, visto que possibilita debates e reflexões pertinentes para a compreensão das vitórias em relação aos direitos das mulheres e dos avanços em relação aos desafios que ainda precisam ser superados para a igualdade de direitos entre homens e mulheres”, disse a coordenadora das ações, Lívia Monteiro.