Página inicial > Mais Notícias > I Incluir debate educação inclusiva para pessoas com autismo

I Incluir debate educação inclusiva para pessoas com autismo

Publicado: Segunda, 25 de Março de 2019, 09h26 | Última atualização em Quarta, 27 de Março de 2019, 11h27
O evento é aberto a comunidade interna e externa

Para marcar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizará, no dia 2 de abril, o I Incluir – Educar para Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo do evento é proporcionar um espaço de informações e troca de experiência acadêmica e docente com foco na pessoa autista para uma educação inclusiva. Os interessados em participar das atividades devem se inscrever até o dia 1/4 clicando aqui.

A programação conta com as palestras “TEA/Autismo e Inclusão: o que os professores precisam saber”, que será ministrada pela psicóloga Nelcirema Ferreira, e “Atividades estruturadas: a prática de uma didática inclusiva”, ministrada pela pedagoga Cristina Dias e pela reitora do Ifap Marialva Almeida. Em seguida, as palestrantes participarão de mesa redonda sobre a temática. O evento acontece a partir das 8h30, no auditório do campus Macapá.

A coordenadora do Napne, Carmem Pereira, ressalta que uma das principais causas de isolamento social e exclusão da pessoa com autismo é a falta de conhecimento sobre as características da pessoa autista, e essa ação pretende munir de conhecimento o público participante. “Nesse evento pretendemos levar informações sobre o autismo para que tanto o ambiente escolar quanto a sociedade reconheçam as características do TEA/Autismo e não acabem excluindo essas pessoas”, disse.

Outro ponto relevante que será discutido no evento são os aspectos de uma educação inclusiva para a pessoa com TEA/Autismo. “A educação inclusiva é um desafio para a instituição porque precisamos, ao mesmo tempo, respeitar a diferença e a singularidade dessas pessoas. A educação inclusiva vai atuar justamente para minimizar essas diferenças que há dentro do ambiente escolar, por exemplo. Por isso, os professores precisam desse olhar sobre o que é educação inclusiva para pessoa autista”, concluiu Carmem Pereira.

"Esse é mais um evento em que discutiremos com a comunidade escolar e também com a sociedade sobre autismo. Só no campus Macapá, neste ano, têm sete alunos com TEA/Autismo, por isso devemos falar sobre o assunto, reconhecer os casos e exercer cada vez mais a educação inclusiva no Ifap", destacou o diretor-geral do campus Macapá, Márcio Prado.