Página inicial > Mais Notícias > Estudantes do campus Macapá ganham bolsa de estudo no exterior

Estudantes do campus Macapá ganham bolsa de estudo no exterior

Publicado: Quinta, 11 de Abril de 2019, 16h52 | Última atualização em Sexta, 12 de Abril de 2019, 09h18
Intercâmbio para o Egito acontece de 27 de junho a 23 de julho

Denny Rodrigues do Carmo e Juliana Gurjão Monteiro, estudantes do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), foram selecionados para um intercâmbio gratuito no Egito que acontece de 27 de junho a 23 de julho deste ano. As bolsas integrais são voltadas para as áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática e foram ofertadas pelo programa BP Global STEM Academies. O objetivo do programa é preparar os alunos para prosperar em salas de aula e locais de trabalho competitivos.

Foram ofertadas 10 vagas para o Brasil, sendo quatro delas para estudantes da rede pública de ensino do Amapá. Para serem selecionados, Denny e Juliana passaram por três etapas eliminatórias: inscrição pela internet e questionário com informações pessoais, educacionais e de saúde; validação dos critérios para os semifinalistas; e, por último, prova de inglês e entrevistas onde foram avaliados os perfis de cada um, o interesse em ciências, capacidade de comunicação em inglês e perfil econômico da família.

Conviver com pessoas de outros países e conhecer diferentes culturas foram alguns dos motivos que levaram os estudantes a embarcar nessa oportunidade. “Além de conhecer outro país e outra cultura, aumentaremos nossa fluência em inglês, participaremos de cursos, workshops e palestras nas áreas de ciências e tecnologias. Isso me motivou a fazer minha inscrição”, afirmou Denny Rodrigues.

Natural de Tartarugalzinho, Juliana Gurjão viu a chance de viajar para outro país através do programa. “Já tinha muito orgulho de ter entrado no Ifap porque minha família não tinha condições de pagar uma escola em Macapá. Então, como não tenho muita oportunidade de ir para outro país, vi que era a minha oportunidade de realizar esse sonho. Minha família me apoiou e acreditou que eu pudesse ir mais longe”, contou.

Os participantes do programa irão visitar refinarias de petróleo e gás e instalações alternativas de energia, bem como ter aulas sobre temas como geologia, matemática, robótica, mudanças climáticas, arquitetura e desenvolver competências globais importantes, como resolução de problemas, pensamento crítico e habilidades em idiomas estrangeiros. Além disso, o programa BP Global STEM Academy cobre a taxa de participação total, transporte e custos de estada de todos os participantes.

“O desempenho escolar foi um dos critérios de seleção, ou seja, os alunos que se dedicam e passam em programas de intercâmbio como esses inspiram outros estudantes a se dedicar nos estudos e ir atrás de oportunidades tão enriquecedoras como essa. O Ifap se orgulha de ter bons exemplos como os estudantes Denny e Juliana”, disse o diretor-geral do campus Macapá, Márcio Prado.