Página inicial > Mais Notícias > Observação astronômica e o ensino de física são destaques do IV Encontro de Física Amapaense

Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2019, 13h04 | Última atualização em Quinta, 25 de Abril de 2019, 12h53
Evento vai reunir comunidade acadêmica de três instituições públicas de ensino superior do estado

De 16 a 18 de maio de 2019, o Instituto Federal do Amapá (Ifap) vai sediar o IV Encontro de Física do Amapá (EFA). O encontro acontece no campus Macapá e vai reunir acadêmicos e docentes dos colegiados de Licenciatura em Física da instituição, da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e do curso de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), bem como professores de física da rede pública e privada.

O evento é organizado anualmente pela comunidade de físicos do estado e tem como objetivos promover a interação dos diversos profissionais da área, além de acadêmicos e interessados em Física, e consolidar a percepção da Ciência além dos livros didáticos.

Inscrição

Para participar do IV Encontro de Física do Amapá (EFA), o público interessado pode realizar sua inscrição gratuita através do endereço https://www.even3.com.br/ivefa/. No site também se encontra a plataforma para envio de trabalhos científicos, que podem ser submetidos na categoria de artigos ou resumos. Os trabalhos devem abordar as áreas temáticas de Ferramentas de Ensino, Física Geral, Física Experimental e Física Aplicada.

Os participantes inscritos também são motivados a realizar a doação de 1 kg de alimento não perecível que será destinado ao Abrigo São José e à Casa da Hospitalidade, como forma do compromisso social do evento.

Temática

O tema "Relatividade Geral: 100 anos da observação astronômica em Sobral – CE" retoma a importância do acontecimento para a ciência internacional. O evento é comemorativo aos 100 anos de realização do experimento científico de Sobral (CE) em 1919,  por pesquisadores ingleses, que permitiu a comprovação da aplicação da Teoria da Relatividade, de Albert Einstein. A proposta do evento ainda visa valorizar o ensino de Física, tanto na educação básica como no ensino superior.

Programação

O IV EFA é composto por uma vasta programação formada por palestras, exposições, apresentação de trabalhos e oficinas. No dia 16 acontece a observação astronômica do céu com telescópio na comunidade do Curiaú, em Macapá, às 20h, sob a coordenação do docente do Ifap Cássio Renato Santos e o Clube de Astronomia do Amapá - MIRZAN. Os participantes terão a oportunidade de manuseio do equipamento e de observação com o comentário dos docentes das instituições.

Para facilitar a participação na atividade, o deslocamento para o local será realizado nos transportes disponibilizados pelo Ifap, pela Unifap e pela Ueap.

Outro destaque na programação é a presença do professor da Universidade de Brasília (UnB) José David Mangueira Vianna. Com larga experiência na área de Física, com ênfase em Física Atômica e Molecular, o docente realizará duas palestras no evento, abordando os temas: "A Física e seus avanços no século XX" e "As Olimpíadas de Física no Brasil", sendo que esta tem o objetivo de fomentar a participação de estudantes na competição, considerando o fato de que a participação do Amapá nas competições ainda é pequena.

Física no Ifap

De acordo com o docente do Ifap e coordenador de curso do campus Macapá, Elys da Silva Mendes, o Ifap possui atualmente três turmas de licenciatura em Física, sendo a última com ingresso no início deste semestre através do Sisu 2019.1.

Após a visita de avaliação do Ministério da Educação (MEC), prevista para o primeiro semestre de 2020, e a conclusão da primeira turma também para o fim do próximo ano, o curso será reconhecido pelo MEC e o colegiado deve iniciar processos necessários para implantação de uma especialização na área de ensino de Ciências.

Os estudantes do ensino médio integrado do Ifap também participam anualmente das seletivas das Olimpíadas de Física. Até a última edição, os melhores resultados foram as aprovações na primeira fase. Em 2019, os estudantes do campus Macapá do Ifap participam da primeira prova que acontece no dia 9 de maio.

Fone: (96) 3198-2159