Página inicial > Mais Notícias > Segae realiza terapia em grupo e escuta psicológica

Segae realiza terapia em grupo e escuta psicológica

Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2019, 11h51 | Última atualização em Segunda, 22 de Abril de 2019, 11h17

A Seção de Gerenciamento de Assistência Estudantil (Segae) realiza, durante o primeiro semestre deste ano, as ações “Terapia em grupo”, direcionada aos alunos do ensino médio integrado, e “Escuta psicológica”, voltada para servidores, estudantes e acadêmicos da instituição. O objetivo das atividades é proporcionar o bem-estar psicológico de estudantes de todos os níveis e servidores do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap).

Os estudantes que desejam participar das sessões da terapia em grupo devem se inscrever presencialmente na Segae. No total, são dois grupos e os interessados devem escolher o dia que querem participar. As sessões acontecem todas as terças-feiras e sextas-feiras, das 14h às 15h. De acordo com a supervisora substituta da Segae, Lívia Monteiro, terapia em grupo é realizado em parceria com os acadêmicos do Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior (IMMES), que são supervisionados por um psicólogo.

A escuta psicológica é voltada para servidores e estudantes de todos os níveis e acontece na Sala de Atendimento da Segae nas segundas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 18h, nas terças-feiras e quintas-feiras, das 18h às 20h. A escuta psicológica é realizada em parceria com acadêmicos da Faculdade Estácio de Macapá, que são supervisionados pela psicóloga e professora Graça Martins.

“A escuta psicológica oferecerá suporte emocional, espaço para a expressão de pensamentos e sentimentos, assim como a possibilidade para entender a relação entre o pensar, sentir e agir, oportunizando, dessa forma, a construção de alternativas para a resolução de problemas. Ainda poderão ser feitos os encaminhamentos necessários”, disse Monteiro.

Para o diretor-geral do campus Macapá, Márcio Prado, esta é mais uma ação que busca melhorar as condições de saúde da comunidade escolar. "A direção apoia estas iniciativas porque entendemos também que o bem-estar psicológico ajuda no desempenho do estudante e no exercício laboral do servidor", frisou Prado.