Campus Macapá conclui 1º Encontro Estadual de Práticas, Pesquisa e Produção Matemática no Amapá
O campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) sediou, nos dias 6 e 7 de maio, o 1º Encontro Estadual de Práticas, Pesquisa e Produção Matemática no Amapá. A abertura do evento contou com a palestra do professor José Roberto Linhares e a programação dos dois dias englobou um treinamento olímpico para alunos que se preparam para competições científicas e 10 minicursos ministrados por professores do Ifap, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), da Universidade Estadual do Amapá (Ueap) e da Faculdade Madre Tereza (Famat).
A mesa de abertura foi composta pelo pró-reitor de Ensino do Ifap (Proen), Romaro Silva, pela diretora do Departamento de Pesquisa e Extensão do campus Macapá (Depex), Leila Nunes, e pelo coordenador-geral do evento, André Ferreira. Também participaram da apresentação os coordenadores dos cursos de Matemática da Famat, Unifap e Ueap, Ana Paula Gomes, Kelmem da Cruz e Fernando Bruno Martins, respectivamente, e o coordenador da especialização do ensino de Matemática para o ensino médio da UAB, Marcel Lucas Picanço.
“O objetivo é que o conhecimento possa chegar a todos, por isso promovemos esse espaço para debate e compartilhamento com estudantes e professores do que é produzido na área da matemática no Amapá”, disse Ferreira. A diretora do Depex, Leila Nunes, destacou que o evento contribui para o trabalho de inúmeras temáticas relacionadas à matemática que vão além da sala de aula. “Sempre fazemos eventos como esse pensando no estudante, para que ele desenvolva novas competências”, contou.
Com a palestra “O programa Etnomatemática nos processos de ensino e aprendizagem em diversos contextos escolares na educação básica”, o professor José Roberto Linhares de Matos mostrou os resultados de saberes e fazeres etnomatemáticos desenvolvidos por grupos culturalmente diferenciados, como, por exemplo, os saberes matemáticos no contexto indígena. O docente exemplificou que os grafismos, a produção de artesanatos, a contagem e as construções indígenas são exemplos de saberes etnomatemáticos.
Dentro da programação, os professores do Ifap fizeram, na tarde do dia 6/5, o Treinamento Olímpico direcionado para estudantes do ensino médio integrado. A atividade ajudou na revisão para a primeira fase da Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais (Omif), que aconteceu na manhã da quarta-feira (7/5). No total, 153 alunos participaram do exame. O treinamento também serviu de preparação para a primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que acontece no dia 21 de maio.
Durante os dois dias de programação, foram ministrados os minicursos “Produção de Textos Matemáticos com o Auxilio do Editor de Textos Látex”, “O Estudo de Funções Utilizando o Software Geogebra”, “Modelagem Matemática: Uma Introdução à Dinâmica Populacional”, “Métodos de Contagem: O Princípio da Inclusão e Exclusão, Permutações Caóticas, os Lemas de Kaplansky e o Princípio de Dirichlet”, “Educação Financeira: Uma Necessidade Real”, “Construção de Sequências Didáticas Baseadas em Modelos de Funções Elementares”, “Proposta de Planos de Aula com o Uso de Tdic com Base na BNCC”, “Como Cadastrar e Atualizar o Currículo Lattes?”, “Ajustes de Funções Matemáticas Aplicadas no Estudo de Doenças Tropicais” e “Lema de Zorn: Suas Aplicações e Equivalências”.
Por Jacyara Araújo, jornalista do campus Macapá
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook: /institutofederaldoamapa
Redes Sociais