Página inicial > Mais Notícias > Projeto Intervenção Preventiva ajuda alunos a resgatarem a autoestima

Projeto Intervenção Preventiva ajuda alunos a resgatarem a autoestima

Publicado: Sexta, 10 de Maio de 2019, 11h24 | Última atualização em Domingo, 12 de Maio de 2019, 18h48
Projeto busca levar reflexão sobre diversidade, pluralismo de ideias e liberdade de expressão dentro da sala de aula

Desenvolver atividades de cunho educativo para agregar na formação humana dos estudantes do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) e trabalhar temáticas que abordem as relações interpessoais vividas pelos alunos em sala de aula e nos demais ambientes da instituição é o que propõe o Projeto de Intervenção Preventiva (PIP). De 7 a 10 desde mês ocorreram as primeiras oficinas do PIP com as turmas dos 1º anos dos cursos técnicos de Redes de Computadores, Estradas, Edificações, Alimentos, Mineração e Química.

Os temas abordados nas turmas foram desenvolvidos de acordo com a necessidade de cada uma delas. As oficinais trabalharam as temáticas: "Inclusão e Diversidade Educacional"; "Relações Interpessoais"; "Resolução de Problemas"; "Respeito à Diversidade"; "Empatia e Diversidade"; e "Diferenças e Convivências" e foram ministradas por uma equipe multidisciplinar composta pela Seção de Gerenciamento de Assistência ao Estudante (Segae), pela Seção de Gerenciamento Pedagógico (Seped) e pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).

Para a coordenadora do Projeto, Cristiane Lobato, as atividades “oportunizam e criam um espaço para discussão de temáticas relativas às relações e convivências de maneira que contribuam na formação do ser humano, ajudando-o a refletir, posicionar-se e agir sobre sua realidade e com seus colegas”, afirmou.

Projeto Intervenção Preventiva (PIP)

Em 2018, a Segae lançou o projeto-piloto do PIP e realizou oficinas direcionadas a estudantes do ensino médio que abordaram temas como autoestima, bullying, respeito à diversidade e valorização da vida. As atividades envolveram mais de 300 estudantes de 10 turmas do ensino médio integrado. Com os resultados positivos, o evento se efetiva em 2019 no campus Macapá como um projeto de ensino.