Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Projeto Intervenção Preventiva ajuda alunos a resgatarem a autoestima
Início do conteúdo da página

Projeto Intervenção Preventiva ajuda alunos a resgatarem a autoestima

Publicado: Sexta, 10 de Maio de 2019, 11h24 | Última atualização em Domingo, 12 de Maio de 2019, 18h48
Projeto busca levar reflexão sobre diversidade, pluralismo de ideias e liberdade de expressão dentro da sala de aula

Desenvolver atividades de cunho educativo para agregar na formação humana dos estudantes do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) e trabalhar temáticas que abordem as relações interpessoais vividas pelos alunos em sala de aula e nos demais ambientes da instituição é o que propõe o Projeto de Intervenção Preventiva (PIP). De 7 a 10 desde mês ocorreram as primeiras oficinas do PIP com as turmas dos 1º anos dos cursos técnicos de Redes de Computadores, Estradas, Edificações, Alimentos, Mineração e Química.

Os temas abordados nas turmas foram desenvolvidos de acordo com a necessidade de cada uma delas. As oficinais trabalharam as temáticas: "Inclusão e Diversidade Educacional"; "Relações Interpessoais"; "Resolução de Problemas"; "Respeito à Diversidade"; "Empatia e Diversidade"; e "Diferenças e Convivências" e foram ministradas por uma equipe multidisciplinar composta pela Seção de Gerenciamento de Assistência ao Estudante (Segae), pela Seção de Gerenciamento Pedagógico (Seped) e pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).

Para a coordenadora do Projeto, Cristiane Lobato, as atividades “oportunizam e criam um espaço para discussão de temáticas relativas às relações e convivências de maneira que contribuam na formação do ser humano, ajudando-o a refletir, posicionar-se e agir sobre sua realidade e com seus colegas”, afirmou.

Projeto Intervenção Preventiva (PIP)

Em 2018, a Segae lançou o projeto-piloto do PIP e realizou oficinas direcionadas a estudantes do ensino médio que abordaram temas como autoestima, bullying, respeito à diversidade e valorização da vida. As atividades envolveram mais de 300 estudantes de 10 turmas do ensino médio integrado. Com os resultados positivos, o evento se efetiva em 2019 no campus Macapá como um projeto de ensino.

 

Por Jacyara Araújo, jornalista do campus Macapá
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook: /institutofederaldoamapa

registrado em:
Fim do conteúdo da página