Página inicial > Mais Notícias > IV Encontro de Física do Amapá comemora o centenário da Teoria da Relatividade

IV Encontro de Física do Amapá comemora o centenário da Teoria da Relatividade

Publicado: Domingo, 19 de Maio de 2019, 09h31 | Última atualização em Segunda, 20 de Maio de 2019, 15h15

Durante os dias 16, 17 e 18 deste mês, o campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) reuniu estudantes, professores e interessados em física e áreas afins no IV Encontro de Física do Amapá (EFA). O público participou de palestras, minicursos, experimentos práticos, mesa redonda e observação astronômica do céu com telescópio, na comunidade do Curiaú. O evento é realizado anualmente pela comunidade de físicos do estado e neste ano a programação foi organizada pelos colegiados de Licenciatura em Física do Ifap, da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e do curso de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Amapá (Ueap).

A temática central do evento foi “Relatividade Geral: 100 anos da observação astronômica em Sobral – CE”, em comemoração aos 100 anos de realização do experimento científico em 1919, por pesquisadores ingleses, que permitiu a comprovação da aplicação da Teoria da Relatividade, de Albert Einstein.

“A ideia é que nos próximos anos esse evento seja sediado na Unifap ou na Ueap, e assim contemple todas as instituições públicas com mais conhecimento sobre essa ciência tão importante, que é a Física”, disse o coordenador-geral do evento no Ifap, professor Argemiro Bastos.

O evento iniciou na quinta-feira (16/5) com a mesa de abertura composta pelo reitor em exercício do Ifap, professor Lutemberg Santana, pelo diretor em exercício do campus Macapá, professor Alessandro Oliveira, pelo coordenador-geral do evento no Ifap, professor Argemiro Bastos, pela pró-reitora de Extensão da Ueap, Kelly Gomes, e pelo coordenador do curso de Licenciatura em Física da Unifap, professor Leandro Souza.

Em seguida, o professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), professor Luís Carlos Crispino, ministrou a palestra “Um século de testes da curvatura espaço-tempo”, para comemorar o centenário da verificação experimental da Teoria da Relatividade de Albert Einstein, ocorrido durante um eclipse total do Sol, visível na cidade de Sobral no Ceará em no dia 29 de maio de 1919.

Para o acadêmico do curso de Licenciatura em Física do campus Macapá, Marcos Henrique, o evento amplia ainda mais seus conhecimentos. “Tanto na área de astronomia quanto no estudo da Física, o evento proporciona que nós, acadêmicos da área, ampliemos nossos conhecimentos com conteúdos práticos”, contou.

Observação astronômica do céu
A 14 km de Macapá, a comunidade do Curiaú foi palco da observação astronômica do céu com telescópios. Os visitantes tiveram uma janela de observação com os telescópios apontados para Lua durante cerca de 20 minutos, seguido de um bate-papo com os visitantes sobre curiosidades relativas à astronomia. A visita foi coordenada do professor do Ifap Cássio Renato Santos e o Clube de Astronomia do Amapá – Mirzan.

Mostra experimental
Abordando conceitos de mecânica, ondas estacionárias, campo elétrico, momentos de inércia associados à rotação de um corpo, o professor Marcelo Ricardo Souza, da Unifap, trouxe para os estudantes a parte prática da Física. “Nossos estudantes necessitam também de um reforço na parte experimental, além dos livros e dos cálculos, para o estudo efetivo da Física”, frisou.

Minicursos e palestras
A programação contou com os minicursos “As Olimpíadas de Física no Brasil”, “Introdução ao LaTeX”, “Introdução ao software”, “Introdução ao Modellus”, “Metodologia de Ensino Aprendizagem com Equipamentos Lúdicos e Materiais do tipo”, “Introdução ao reconhecimento do céu e leitura de cartas celestes”; e com a palestra “As perspectivas de ensino e pesquisa na área de física para o Amapá”, que abordou diversos temas relacionados à área de física.

Por Jacyara Araújo, jornalista do campus Macapá
Fotos: Francisco Pytter Leite | Jacyara Araújo | Jefferson Souza