Página inicial > Mais Notícias > Verticalização do ensino é destacada em colação de grau

Verticalização do ensino é destacada em colação de grau

Publicado: Terça, 04 de Junho de 2019, 10h49 | Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2019, 09h17
Ifap outorga grau a 28 licenciados e tecnólogos do campus Macapá

A verticalização do ensino característica do Instituto Federal do Amapá (Ifap) ficou evidente na solenidade de colação de grau das turmas dos cursos de Licenciatura em Informática Parfor, Licenciatura em Química, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Construção de Edifícios e Tecnologia em Redes de Computadores, realizada na sexta-feira (31/5), no auditório do campus Macapá. Grande parte dos 28 formandos entrou no Ifap como alunos de cursos técnicos de nível médio e optou em emendar os estudos nos cursos superiores da instituição, seguindo a mesma área. Confira as fotos da formatura.

::Leia também: Campus Macapá oferta 238 vagas no Processo Seletivo de Matrículas Especiais para cursos superiores 2019.2 | Inscreva-se aqui no PSME 2019.2

Esse foi o caso das três amigas Alanna Pontes Amador, 21 anos, Danielle Esthefane Sousa Lima, 21 anos, e Lia Carla de Souza Rodrigues, 23 anos, novas tecnólogas em Alimentos, que juntas já haviam feito o curso técnico integrado de Alimentos. “A verticalização do ensino no Ifap pode ser demonstrada de uma forma muito simples com a gente. Nós somos a prova de que pode dar certo e que o Instituto é muito importante não só na nossa história, como também na das nossas famílias”, declarou Danielle, que, além de ter estudado no Ifap, agora é servidora da instituição. Desde 2017, assumiu o cargo de técnica do laboratório de Alimentos, após aprovação em concurso público.

Outro exemplo é Edgar Martins, 25 anos, que acumula três cursos no Ifap. Aos 18 anos, fez o curso FIC Projetista Residencial, em seguida, o curso Técnico em Edificações e acaba de se tornar tecnólogo em Construção de Edifícios. “A instituição moldou parte do que eu sou. Espero voltar pra cá como servidor”, afirmou ele, que desde o primeiro curso ingressou no mercado de trabalho, como estagiário, e depois como técnico projetista de uma empresa.

Para outros, o Ifap surgiu mais tarde na vida, mas nem por isso menos importante. Formado em Tecnologia em Redes de Computadores, aos 39 anos, Nilton Carlos Leite de Araújo foi o primeiro filho homem da família Araújo a conquistar o diploma de curso superior. Isso explica por que o pai, a mãe, dois irmãos, a esposa e a filha fizeram questão de comparecer à solenidade de outorga de grau.

“Essa área de informática eu sempre achei interessante e o Instituto Federal me deu essa oportunidade. Alguns colegas comentavam sobre o Ifap e não pensei duas vezes”, disse o novo tecnólogo, que exerce a profissão de vigilante e agora pensa em ingressar na área de informática para buscar uma renda mais alta. Ele concluiu o curso com bolsa permanência, ajuda financeira que foi decisiva para o transporte diário de ida e volta para o quilombo onde reside com a família, na área do Curiaú, e para compra do material didático.

“A verticalização é uma das nossas maiores expertises. Espero que todos vocês permaneçam conosco ou voltem nos nossos cursos de mestrado ou, futuramente, de doutorado, ou também como servidores”, declarou, em seu discurso, a reitora Marialva Almeida, que presidiu a solenidade.

A mesa de honra foi composta ainda pelo diretor-geral do campus Macapá, Márcio Prado, pelo coordenador do curso e paraninfo da turma de Licenciatura em Informática Parfor e também coordenador do curso Tecnologia em Redes de Computares, Marcos da Silva Buraslan, pelo coordenador do curso de Licenciatura em Química, Jamil da Silva, pela coordenadora do curso e paraninfa da turma de Tecnologia em Alimentos, Elisabete Piancó de Sousa, pelo coordenador do curso de Tecnologia em Construção de Edifícios, Clóvis Santana, pelo paraninfo da turma de Licenciatura em Química, Marcos Feitosa, pela paraninfa do curso de Tecnologia em Construção de Edifícios, Leila Nunes Ribeiro, e pelo paraninfo do curso de Tecnologia em Redes de Computadores, Jairo de Kássio Siqueira Barreto.

Por Suely Leitão , jornalista da Reitoria

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos – Deice