Página inicial > Mais Notícias > Ifap abre seleção para bolsas de iniciação científica Pibic-Jr, Pibic e Pibiti

Ifap abre seleção para bolsas de iniciação científica Pibic-Jr, Pibic e Pibiti

Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2019, 17h13 | Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2019, 12h11
São 20 bolsas distribuídas em três programas institucionais de pesquisa

Estudantes do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) podem concorrer a bolsas de pesquisas científicas, cujas informações estão disponíveis através de editais da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propesq) do Ifap, publicados no dia 6 de junho. São cinco bolsas para o Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic-Jr), dez bolsas para o Programa de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Pibic/CNPq) e outras cinco bolsas do Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti/CNPq). Confira os editais Pibic-Jr, Pibic/CNPq-Ifap e Pibiti/CNPq-Ifap.

Pibic-Jr

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica Ensino Médio/Técnico (Pibic-Jr) visa despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre discentes do ensino técnico integrado, subsequente e Proeja do Ifap, possibilitando iniciação à pesquisa científica, sob orientação de pesquisadores da instituição.

Serão contemplados cinco projetos para o Pibic-Jr (Ensino Técnico) com bolsa no valor mensal de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) e vigência de 8 (oito) meses a contar da assinatura do termo de compromisso.

As inscrições para o Pibic-Jr seguem até o dia 15 de junho e devem ser realizadas pelo orientador do projeto através do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). As disposições completas estão disponíveis no edital. O resultado da seleção está previsto para o dia 28 de junho.

Pibic/CNPq-Ifap

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica para o Ensino Superior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Pibic/CNPq), em parceria com o Instituto Federal do Amapá (Ifap), visa despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino superior do Ifap, possibilitando iniciação à pesquisa científica, sob a orientação de docentes da instituição.

Serão contemplados dez projetos para o Pibic/CNPq, com bolsa no valor mensal de R$ 400,00 (quatrocentos reais) e vigência de 12 (doze) meses, tendo seu início em agosto de 2019 e término em julho de 2020. As inscrições para o Pibic/CNPq-Ifap devem ser feitas  pelo orientador do projeto e ocorrem até o dia 14 de junho, através do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). O resultado da seleção está previsto para 28 de junho.

Pibiti/CNPq-Ifap

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação para o Ensino Superior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Pibiti/CNPq), em parceria com o Ifap, visa despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino superior, objetivando fomentar projetos com cerne na política de pesquisa tecnológica e inovação do Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT, sob a orientação de pesquisadores da instituição.

Serão contemplados cinco projetos para o Pibiti/CNPq, com bolsa no valor mensal de R$ 400,00 (quatrocentos reais) e vigência de 12 (doze) meses, tendo seu início em agosto de 2019 e término em julho de 2020. A inscrição deverá ser realizada pelo professor orientador através do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). O resultado da seleção está previsto para 28 de junho.

Os projetos deverão ser submetidos de acordo com as linhas de pesquisas de Tecnologia Sustentável, Tecnologia Assistiva e Tecnologias Aplicadas à elaboração de produtos e/ou prestação de serviços.

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social (Secom) do campus Macapá

Fone: (96) 3198-2159