Página inicial > Mais Notícias > Curso superior de Tecnologia em Alimentos é reconhecido pelo MEC e recebe conceito 4

Publicado: Terça, 11 de Junho de 2019, 10h30 | Última atualização em Quarta, 12 de Junho de 2019, 12h15

Durante os dias 6 e 7 de maio deste ano, o campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) recebeu visita in loco de avaliadores do Ministério da Educação (MEC) para o reconhecimento do curso superior de Tecnologia em Alimentos. As dimensões analisadas desse curso foram conceituadas com nota 4 (de uma escala que vai até 5).

A comissão do MEC avaliou, por exemplo, os objetivos e as políticas institucionais no âmbito do curso, estrutura e conteúdos curriculares, projeto pedagógico, atuação do coordenador, corpo docente, salas de aula e laboratórios. Esses critérios compõem as dimensões “Infraestrutura”, “Organização didático-pedagógica” e “Corpo docente e tutorial”.

De acordo com o relatório, a dimensão Didático-Pedagógica foi a mais bem avaliada. “Foi verificado que os requisitos didático-pedagógicos para capacitar os profissionais para atuarem na produção e beneficiamento de alimentos, bem como nos processos de elaboração e comercialização, foram evidenciados e apresentam-se de acordo com a política de desenvolvimento institucional do Ifap, bem como a inserção da realidade local”, diz o documento.

Para a coordenadora do curso, Elisabete Piancó, o conceito 4 é fruto de um esforço conjunto dos gestores, alunos e professores do Ifap. “Para primeira avaliação do MEC, o curso de Tecnologia em Alimentos teve um excelente desempenho”, avaliou. “A coordenação do curso trabalhou de forma intensiva para apresentar o curso e os documentos comprobatórios da melhor forma possível e bem organizada para a comissão avaliadora”, concluiu.

O diretor-geral do campus Macapá, professor Márcio Prado, ressalta que o conceito muito bom confirma que o curso de Tecnologia em Alimentos está preparado para atender a demanda do mercado local. “O conceito 4 ratifica que estamos alinhados com as necessidades físicas, estruturais e pedagógicas do curso para capacitar os futuros tecnólogos em Alimentos para o mercado de trabalho, que suprirão as demandas da sociedade”.

Curso de Tecnologia em Alimentos

O Conselho Superior do Ifap aprovou, por meio da Resolução nº 49/2015/CONSUP/IFAP, o ato de criação, autorização e funcionamento do curso superior de Tecnologia em Alimentos. O profissional graduado na área poderá desenvolver novas tecnologias na indústria alimentícia que resultem em melhor qualidade de produtos e lançamento de novos, controle de qualidade, gestão e comercialização.

Para candidatar-se a uma das 40 vagas ofertadas anualmente para o curso de Tecnologia em Alimentos, o interessado pode concorrer via Sistema de Seleção Unificada/SISU, que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, do ano correspondente ao da edição do Sisu; ou por meio do Vestibulinho (para portadores de diploma de graduação ou acadêmicos que estejam matriculados em cursos superiores de outras IES, que está com inscrições abertas até o dia 13/6. Clique aqui para se inscrever.