Página inicial > Mais Notícias > Exposição de trabalhos marca o Dia do Químico

Exposição de trabalhos marca o Dia do Químico

Publicado: Terça, 18 de Junho de 2019, 12h08 | Última atualização em Segunda, 24 de Junho de 2019, 10h06
O Dia do Químico é comemorado no Brasil desde 1956

Experimentos práticos marcam Dia do Químico. (Foto: Jacyara Araujo/Secom-Ifap)

Levar um pouco mais da ciência para a comunidade estudantil e comemorar o Dia do Químico (18/6) foram os motivos que levaram estudantes do primeiro ano do curso técnico integrado em Química a ocuparem o corredor do bloco das salas de aula do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap). Durante a manhã desta terça-feira (18/6), diversos experimentos práticos envolvendo a Química foram apresentados para alunos e servidores que passavam pelo local.

“Os alunos tiveram a ideia de comemorar o Dia do Químico com apresentação dos trabalhos”, disse a professora coordenadora da ação, Carla Rios. “E para compensá-los por isso resolvi fazer essa ação como atividade avaliativa, a qual envolve conteúdos ministrados durante primeiro ano do ensino médio”, concluiu.

No total, sete trabalhos foram apresentados, os quais contemplaram os temas: “Teste de condutibilidade elétrica dos materiais”, “Por que os objetos afundam e flutuam”, “Chuva ácida”, “Teste de Chama”, “Filtração”, “Teste de reatividade dos metais” e “Determinação do teor do álcool da gasolina”. As apresentações tiveram o apoio do técnico do laboratório de ciências do campus Macapá, Diogo Trindade.

Determinação do teor do álcool da gasolinaTeste de condutividade elétrica dos Materiais     Por que os objetos afundam e flutuam

Teste de chama

Filtração

Teste de reatividade dos metais