Página inicial > Mais Notícias > Programa Jovens Embaixadores realiza inscrições até dia 11/8

Programa Jovens Embaixadores realiza inscrições até dia 11/8

Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2019, 11h54 | Última atualização em Quinta, 08 de Agosto de 2019, 14h31

As inscrições para o Programa Jovens Embaixadores 2020 estão abertas até o dia 11/8. Estudantes do ensino médio na rede pública, com idade entre 15 e 18 anos, podem participar de um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. Os interessados em participar da 18ª edição do programa devem preencher até o dia 11 deste mês o pré-cadastro on-line via Facebook: www.facebook.com/JovensEmbaixadores, ou pelo link: www.jovensembaixadores.org.br.

Em 2020, o programa passa a ter um foco mais voltado para o desenvolvimento de habilidades para o ambiente em constante transformação do século XXI e oferecerá uma oportunidade de intercâmbio para jovens protagonistas que buscam resolver um problema em suas respectivas comunidades por meio de ações criativas e inovadoras.

Os critérios obrigatórios de seleção do estudante são: ter nacionalidade brasileira; boa fluência oral e escrita em inglês; pouca experiência no exterior e nunca ter viajado aos Estados Unidos; pertencer à camada socioeconômica menos favorecida; ter excelente desempenho escolar e capacidade de comunicação, liderança e iniciativa; possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade e estar atualmente engajado em iniciativa de impacto social em sua comunidade, por ao menos seis meses.

De acordo com o edital, todas as despesas inerentes à participação no Programa Jovens Embaixadores são custeadas pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos e pela Embaixada dos EUA e seus parceiros do setor privado. O único custo que fica a cargo do participante é a taxa para a emissão do passaporte brasileiro.

A lista com os nomes dos aprovados será divulgada até 31 de outubro. A viagem aos Estados Unidos está programada para janeiro de 2020.

Conheça os estudantes do campus Macapá que já participaram

O egresso Gabriel de Amorim Lima no Programa Jovens Embaixadores 2018 (Foto: Arquivo Pessoal)

O estudante do 4º ano do curso de Redes de Computadores Gabriel de Amorim Lima foi o único selecionado no estado para participar do Programa Jovens Embaixadores 2018. O aluno esteve de 12 de janeiro a 4 de fevereiro nos Estados Unidos, onde visitou lugares históricos como, por exemplo, a Casa Branca. O trabalho voluntário desenvolvido por Gabriel que o ajudou a selecioná-lo para o Programa foi a criação de mantas térmicas produzidas com material reciclável e de baixo custo. O projeto de pesquisa teve a orientação do professor de matemática Dejildo Roque e buscou verificar a eficiência do produto produzido a partir de embalagens UHT.

Bruno Lima Picanço no Programa Jovens Embaixadores 2016 (Foto: Arquivo Pessoal)

Hoje acadêmico do curso de Licenciatura em Letras/Inglês do campus Macapá, Bruno Lima Picanço participou do Programa em 2016 quando ainda estava no último ano do ensino médio na E.E Maria Ivone.

Programa Jovens Embaixadores
O Programa Jovens Embaixadores (JE) é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado norte-americano e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos da América. Criado em 2002, o JE é um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos que tem como público-alvo estudantes brasileiros do ensino médio na rede pública que se destacam em sua comunidade pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.