Página inicial > Mais Notícias > Segebi realiza treinamento de base de dados do Portal de Periódicos da Capes

Segebi realiza treinamento de base de dados do Portal de Periódicos da Capes

Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 08h22 | Última atualização em Segunda, 26 de Agosto de 2019, 10h02
Servidores e acadêmicos do Ifap podem se inscrever

O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza às instituições públicas produção científica nacional e internacional. Pensando em explicar a função e a utilidade de inúmeras ferramentas de pesquisa que o Portal da Capes oferece, a Seção de Gerenciamento de Biblioteca (Segebi) do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) realiza, no dia 27 deste mês, o “Treinamento de Base de Dados do Portal de periódico da Capes” com a representante da Clarivate Analytics, Déborah Dias. Para se inscrever, os interessados devem clicar aqui e preencher o formulário. Iniciando as 9h, o treinamento tem carga horária de 3h e certificação de participação. O treinamento acontece na biblioteca do campus.

Para a responsável da Segebi, Suzana Cardoso, é essencial que a comunidade acadêmica tenha conhecimento de como funciona o Portal de Periódicos e efetivamente acesse o seu conteúdo para que o Ifap continue a ter acesso gratuito ao conhecimento. “Esse treinamento é para mobilizar a instituição de que se o Portal não tiver acessos não poderá justificar sua permanência por falta de uso. Há um receio de que o portal tenha restrições devido o contingenciamento de verba por parte do governo”, alertou.

Durante o curso, serão explicadas a função e a utilidade das seguintes ferramentas: Web of Science (WOS), coleção principal: é uma Base multidisciplinar, e a mais renomada e confiável plataforma de busca de citações científicas do mundo. Vamos aprender a encontrar as referências bibliográficas e textos completo dos artigos, utilizando estratégias e filtros de pesquisa, assim como fazer algumas análises bibliométricas (com gráficos e tabelas) dos resultados encontrados; Derwent Innovation Index (DII): Base de busca e análise de patentes globais, fornece todas as informações necessárias para fundamentar as decisões mais precisas sobre propriedade intelectual e estratégias de negócios; Journal Citation Report (JCR): O JCR é a maior fonte para avaliar revistas científicas, vamos aprender a buscar quais as revistas mais influentes de determinadas áreas do conhecimento, verificar qual a origem dessas revistas e informações sobre indicadores de qualidade como o Fator de Impacto (JIF); EndNote Online: O EndNote é um gerenciador de bibliografia, permite fazer a formatação automática da bibliografia de suas pesquisas, organizar as referências e criar sua própria biblioteca de referências.

Sobre o Periódico da Capes

Conta atualmente com um acervo de mais de 45 mil periódicos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. Possuem acesso livre e gratuito ao conteúdo do Portal de Periódicos professores, pesquisadores, alunos e funcionários vinculados às instituições participantes. O Portal é acessado por meio de terminais ligados à internet e localizados nessas instituições ou por elas autorizados.