Página inicial > Mais Notícias > Campus Macapá realiza programação do Dia da Informática

Campus Macapá realiza programação do Dia da Informática

Publicado: Terça, 13 de Agosto de 2019, 10h21 | Última atualização em Sexta, 16 de Agosto de 2019, 09h32

Palestra da professora do Ifap Luciene Lucas. (Foto: Jefferson Souza/Secom-Ifap)

Em todo o mundo, o Dia da Informática é comemorado em 15 de agosto. E o campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), através do colegiado de Licenciatura em Informática, realizou, na última quinta-feira (15/8), programação voltada para estudantes da área. Os interessados participaram de minicursos, palestras e torneios de jogos. Clique aqui para ver as fotos.

Pela manhã, foram realizados os minicursos “Acesso Remoto”, “Redes Sem Fio Packet Tracer” e “Oficina de Instalação de Software Livre”. A partir das 10h, a palestra “Pós-graduação na área de Informática: um panorama”, ministrada pela professora Luciene Lucas, aconteceu no auditório do campus Macapá.

À tarde, no ginásio poliesportivo do campus, o professor Dennys Conceição coordenou o projeto “Sala de Educação Física Informatizada”, que disponibilizou jogos digitais associados à Tecnologia Kinect (sensores de movimentos) dos videogames atuais, para a prática de atividades físicas e práticas corporais pautados em conteúdos vistos durante o ensino médio, como dança, esporte, práticas corporais alternativas e jogos de concentração e tabuleiro.

Durante a noite, a partir das 19h, aconteceram, no auditório do campus Macapá, as palestras “Pós-graduação na área de Informática: um panorama”, ministrada pela professora do Ifap Luciene Lucas; “Governo Digital: Como vamos chegar lá!”, ministrada pelo desenvolver do Prodap Gabriel Martins; “Métodos ágeis para desenvolvimento”, ministrada pela gerente de operações na Indra, Soraia Pantoja; e “Perfil do Administrador de Banco de Dados (DBA)”, ministrada pelo gerente de banco de dados do TJAP, Rafael Gato.

Dia da Informática

Desde o dia 15 de agosto de 1943, profissionais de todo o mundo comemoram o Dia da Informática. A data marca a criação do primeiro equipamento eletrônico chamado de computador, o ENIAC (Electronic Numerical intergrator Analyzer and Computer).

Por Jacyara Araújo, jornalista do campus Macapá