Página inicial > Mais Notícias > Ifap seleciona estudante para concorrer à intercâmbio no Japão

Ifap seleciona estudante para concorrer à intercâmbio no Japão

Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2019, 16h37 | Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2019, 14h31
Inscrição acontece até 28 de agosto de 2019

Estudantes dos cursos técnicos integrado ao ensino médio do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) podem participar da seleção para concorrer à vaga de intercâmbio no Japão. A seleção interna é realizada pela Chamada Pública nº 03/2019 - Proext/Ifap, publicada nesta terça-feira, 20/8, pela Pró-Reitoria de Extensão do Ifap.

O intercâmbio é ofertado pelSakura Science High School Program (SAKURA SHSP) em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e tecnológica (Conif). O estudante selecionado vai concorrer a uma das 10 (dez) vagas oferecidas pelo Programa em parceria com o Conif, de acordo com o edital CONIF/AI 01/2019 – Chamada Pública - Sakura Science High School Program (Brazil) – Seleção de Estudantes, disponível em http://portal.conif.org.br/images/20190815_Sakura_Program_2019_publica%C3%A7%%A3o.pdf

Seleção Ifap

Os interessados em participar da seleção do Ifap devem realizar sua inscrição até o dia 28 de agosto deste ano. O resultado da chamada está previsto para o dia 31 de agosto. O envio da candidatura do aprovado para participar da seleção do Conif será no dia 3 de setembro de 2019. De  5 a 12 de setembro, o Conif realiza a seleção para as 10 vagas da Rede Federal e até o dia 16 de setembro anuncia os selecionados. A viagem para o Japão está prevista para acontecer no dia 23 de novembro e o retorno ao Brasil no dia 30 do mesmo mês.

Para participar da seleção, o candidato deve ser maior de 16 anos, estar regularmente matriculado (a), apresentar rendimento mínimo de 80% nas disciplinas cursadas e apresentar certificação internacional de proficiência em inglês. Outro item obrigatório na seleção interna é possuir passaporte válido. Confira critérios completos na Chamada Pública.

A seleção no Ifap acontece através das inscrições que serão inicialmente analisadas pelo atendimento aos critérios obrigatórios e, em seguida, serão analisados os critérios para classificação, conforme as disposições da Chamada Pública nº 03/2019 - Proext/Ifap.

Intercâmbio

O objetivo do programa é promover intercâmbio de curta duração, sete dias, para estudantes brasileiros, na área de ciência e tecnologia avançada desenvolvidas no Japão, por meio de visitas a centros de pesquisa e universidades, participação em aulas especiais com ganhadores de prêmio Nobel, visita à embaixada do país de origem no Japão, entre outras atividades, junto a estudantes do ensino médio japoneses e de outros países participantes.