Página inicial > Mais Notícias > Mesa-redonda reúne experiências de atuação no Amapá

Mesa-redonda reúne experiências de atuação no Amapá

Publicado: Sexta, 23 de Agosto de 2019, 11h11 | Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2019, 15h14
Estudantes do 3º ano do ensino médio participaram da programação

Professora Leila Cristina falando sobre Engenharia Civil. (Foto: Jacyara Araújo/Secom-Ifap)

Uma das últimas etapas do Projeto Orientação Profissional (POP) deste semestre letivo aconteceu na última quinta-feira (22/8), no auditório do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), com a realização da mesa redonda “Profissões: experiências de atuação no Amapá”. O evento realizado pela Seção de Gerenciamento de Assistência Estudantil (Segae) foi direcionado aos estudantes do 3º ano dos cursos técnicos, para que eles pudessem conhecer as possibilidades de trabalho para uma melhor escolha profissional. Clique aqui para ver mais fotos.

Mesa-redonda discutiu  “Profissões: experiências de atuação no Amapá”. (Foto: Jacyara Araújo/Secom-Ifap)

A mesa-redonda foi composta pela professora do campus Macapá Lourdes Terezinha Picanço, que é bacharel em Administração, pela professora do campus Macapá Leila Cristina Nunes, que é engenheira civil, pela psicóloga do campus Macapá Carmem Ângela Tavares, pelo engenheiro químico e professor da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), Marcos Danilo Costa, e pelo tecnólogo em Redes de Computadores e coordenador da Expotec, Geovane Vanzeler. O debate foi mediado pelo psicólogo e orientador profissional do POP no Ifap, Renan Corrêa.

Durante o evento, foram debatidas as áreas de atuação, a experiência e o mercado de trabalho de cada profissional. Para a professora Lourdes Terezinha, que abordou as nuances entre empresário e empreendedor, “é normal que os estudantes tenham dúvidas sobre qual escolha profissional seguir, mas é importante que a escolha deva se pautar no que o aluno tem prazer em fazer e não só visando o dinheiro”, disse. Em seguida, os estudantes puderam tirar suas dúvidas sobre o que foi apresentado.

Estudantes durante a mesa-redonda. Foto: (Jefferson Souza/Secom-Ifap)

O Projeto Orientação Profissional (POP) iniciou suas atividades desde abril deste ano. Estudantes puderam se inscrever para receber ajuda no processo de autoconhecimento e escolha profissional. No total, vinte alunos participaram das oficinas “Autoconhecimento”, “Individualidade do sonho”, “Medos e desafios”, “Mesa-redonda com profissionais” e “Apresentação dos alunos – pesquisa sobre a profissão de interesse”.

“A mesa-redonda foi um momento complementar e aberto à comunidade estudantil para que os estudantes que não participaram das oficinas pudessem conhecer mais um pouco sobre o projeto e também sobre o mercado de trabalho”, ressaltou a coordenadora do projeto, Cristiane Lobato.