Página inicial > Mais Notícias > Estudantes do campus Macapá são medalhistas no concurso internacional Canguru de Matemática

Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2019, 10h29 | Última atualização em Segunda, 26 de Agosto de 2019, 11h34

Ander Jesus e Elen Vitória, medalhistas no concurso Canguru. (Foto: Jacyara Araújo/Secom-Ifap)

Ander Jesus Torres, do curso técnico em Química, e Elen Vitória Pantoja, do curso técnico em Edificações, ambos do 2º ano do ensino médio, receberam, na última quinta-feira (22/8) medalhas de prata e bronze, respectivamente, referente à participação no concurso Canguru de Matemática Brasil. Esta foi a primeira vez que o campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) participa da competição.

No total, 196 estudantes do campus Macapá de 1º, 2º e 3º anos fizeram a prova aplicada no dia 23 de março deste ano. “Nossos estudantes são frequentemente estimulados a participarem de olimpíadas de conhecimento e o objetivo é criar essa cultura dentro do campus Macapá, porque sabemos que o envolvimento dos alunos nessas competições contribui para o desenvolvimento deles não só em matemática, mas também em outros componentes curriculares”, destacou o diretor do campus Macapá, professor Márcio Prado, que fez a entrega das medalhas junto à professora Lorena Silva.

O diretor-geral do campus Macapá entregando a medalha de prata para Ander Jesus (Foto: Jefferson Souza/Secom-Ifap)

“É uma sensação muito incrível, sempre quis ganhar ouro ou prata e agora eu finalmente consegui”, contou o estudante Ander Jesus Torres, que já coleciona duas medalhas de bronze e menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep). “Eu achei a prova (do concurso Canguru) até fácil comparada a da Obmep, porque, geralmente, quando vou fazer a Obmep eu sinto muita dificuldade, fico suando a prova toda”, disse.

Professora Lorena Silva com a aluna Elen Vitória na entrega da medalha de bronze. (Foto: Jefferson Souza/Secom-Ifap)

É a primeira medalha conquistada pela estudante Elen Vitória Pantoja, que agora pretende continuar participando de outras olimpíadas. “Já tinha participado da Obmep mas não conseguia me classificar. Quando saiu o resultado da Canguru, confesso que fiquei muito feliz quando recebi a notícia”, contou a estudante.

Sobre o concurso Canguru de Matemática

O concurso Canguru de Matemática é uma competição anual internacional destinada aos alunos dos 3º anos do ensino fundamental até os da 3º série do ensino médio. É a maior competição internacional de matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano, em 75 países. No Brasil, o concurso completou 10 anos.

Por Jacyara Araújo, jornalista do campus Macapá