Página inicial > Mais Notícias > Dupla de vôlei de praia do Ifap fica em 1º lugar nos jogos escolares da juventude

Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2019, 21h24 | Última atualização em Quarta, 11 de Setembro de 2019, 16h06
Estudantes venceram a etapa estadual e vão representar o Amapá em competição nacional

Patrícia Gomes (à esquerda) e Lílian Serrano (à direita) durante um dos jogos em João Pessoa / PB -   (Foto: Edinildo Lopes | Arquivo Pessoal)

As estudantes do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) Patrícia Gomes e Lilian Serrano, ambas de 15 anos, venceram a etapa estadual neste sábado, 7/9,  na categoria de vôlei de praia dos Jogos Escolares da Juventude 2019, realizados nos dias 7 e 8 de setembro, em Macapá. Na final, a dupla venceu por 2x1 a dupla da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café.  As estudantes do Ifap agora irão representar o estado na categoria durante a etapa nacional dos jogos, que acontece em novembro em Blumenau (SC).

A dupla do Ifap em quadra durante partida do 5º Campeonato Brasileiro
de Desporto Escolar, em João Pessoa/PB - (Foto: Edinildo Lopes | Arquivo Pessoal)

Esta não será a primeira vez que as estudantes do Ifap irão representar o Amapá em uma competição nacional. De 26 de agosto a 1º de setembro deste ano, Patrícia e Lílian participaram do 5º campeonato nacional organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) em João Pessoa (PB).

Para participar da competição da CBDE, a dupla foi a única escrita na etapa estadual e lá competiu em seis jogos, com o aproveitamento de 50% de vitórias. Elas foram treinadas para os jogos de João Pessoa pela professora de educação física da Universidade Estadual do Amapá (Ueap) Aline Thaize Ramos. Contaram também com o patrocínio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sedel), do governo do estado.

A dupla após a vitória na etapa estadual dos Jogos escolares da Juventude 2019,
acompanhada da técnica Aline Ramos - (Foto: Cilene Coutinho | Arquivo Pessoal)

Ranking Nacional

As estudantes ficaram entre as melhores duplas no ranking nacional, levando ao Amapá e o Ifap para a série das equipes de medalha de prata da competição, ficando em 15º lugar no quadro geral de classificação, enquanto outros representantes do estado, em outras categorias, chegaram até o grupo de medalhas de bronze.

Segundo Lília Serrano, "por pouco não ficamos entre as [equipes de ]medalhas de ouro", o que para ela mostrou o potencial da dupla. Patrícia Gomes estuda o 1º ano em Edificações do ensino médio integrado e Lílian Serrano o 2º ano do curso de Estradas, também do ensino médio integrado. A dupla foi formada no inicio de 2019, por iniciativa própria das estudantes, para participar de competições internas, como os Jogos Escolares do Ifap (Jifap), e de outras competições na categoria Sub-16.

Treinos

De acordo com as estudantes, apesar da rotina intensa dos estudos de tempo integral e a necessidade de treinos, a dupla pretende investir ainda mais tempo para alcançar bons resultados, como o do último sábado. Dispostas a seguir em competições na modalidade, a rotina é dividida entre os estudos e as quadras onde treinam. Elas já treinavam e competiam em jogos de vôlei de quadra, mas agora desejam investir na dupla de vôlei de praia.

Segundo Patrícia, os treinos costumam acontecer na quadra de areia na praça do bairro do Beirol, em Macapá. Elas contam ainda com o apoio e as instruções do professor de educação física do campus, Dennys Conceição, e do pai de Lilian, o treinador Edmarques Serrano.

Para Patrícia Gomes, a principal dificuldade em participar do 5º Campeonato da CBDE foi o clima em comparação ao do Amapá. Segundo a jovem, "apesar de não terem obtido o resultado esperado entre os medalhistas de ouro, a experiência que tivemos na competição foi muito boa, porque voltamos com um foco maior [para os treinos] para a próxima [competição]".

Para Patrícia, representar o estado do Amapá e o Ifap nos jogos da Confederação Brasileira de Desporto Escolar foi significativo para dedicar-se ainda mais no esporte.

Lilian afirma que o intuito é permanecer com os treinos e a dupla na categoria de vôlei de praia, mas sem deixar as responsabilidade escolares. "Na competição vimos que temos potencial", diz a jovem e manifesta o desejo de continuar dedicada às competições. "Queremos continuar jogando, nos damos bem jogando juntas".

Estudos

Segundo o docente do campus Macapá do Ifap Dennys Conceição, "os estudantes que se envolvem nestes tipos de competições são os que estão apresentando nos últimos meses um melhor desempenho nas atividades escolares". Segundo o professor, "além de estudar a carga horária escolar, ainda precisam dedicar as vezes até os finais de semana para treinar, o que "em tempos de videogame, apartamentos com pouco espaço e falta de segurança, a necessidade de atividade física aumenta", comenta.

A respeito da dupla, Dennis explica que o bom resultado e desempenho "deve-se à dedicação que [elas] têm com as atividades extracurriculares oferecidas geralmente em treinos nos contraturnos".