Página inicial > Mais Notícias > Equipe do campus Macapá do Ifap se classifica para etapa nacional da OBG

Equipe do campus Macapá do Ifap se classifica para etapa nacional da OBG

Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2019, 15h48 | Última atualização em Quinta, 12 de Setembro de 2019, 13h36
Formada por três estudantes do curso técnico integrado em Redes de Computadores, a Equipe Tumucumaque quer trazer a medalha de ouro para o Amapá

Thiago Pacheco, Kerhen Tavares e Marcelo Silva (Foto: Jefferson Souza - Secom/campus Macapá)

A equipe formada por Kerhen Tavares, Marcelo Silva e Thiago Pacheco participou da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e foi classificada para a etapa nacional da olimpíada do conhecimento, que este ano está em sua 5ª edição e acontece em outubro, na Universidade de Campinas (Unicamp/SP).

A equipe do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) garantiu uma das duas únicas medalhas de ouro do estado. A outra equipe classificada é do campus Santana do Ifap. Para a fase on-line, quase 8 mil equipes participaram da seleção.

Para participar da competição, a instituição de ensino deve estar cadastrada junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com esse cadastro, os estudantes do Ifap puderam participar da OBG. Com a classificação, os alunos do campus Macapá participarão da fase presencial com o apoio da instituição.

A etapa on-line foi composta de três fases, sendo a primeira de 20 questões, a segunda também de 20 questões e a terceira de 10 questões, todas de múltipla escolha. Já a fase final e presencial será realizada por prova individual com questões também de múltipla escolha, sem consulta, e um desafio (tarefa) que a equipe deverá realizar.

Os estudantes participaram das três fases on-line durante o mês de agosto. Com a facilidade de acesso, o trio resolvia as questões em casa, em horários alternados que não prejudicassem a rotina escolar, que atualmente é de tempo integral.

Os jovens resolveram homenagear uma das principais atrações turísticas do estado denominando-se Equipe Tumucumaque, em referência à unidade de conservação do Parque Nacional localizado no sudoeste do Amapá e noroeste do Pará. De acordo com Marcelo, 18 anos, a referência tem ligação direta com a rica biodiversidade da região norte e por ser geograficamente importante para o estado.

De acordo com Kerhen Tavares, de 19 anos, a equipe foi formada pela afinidade entre os três. Segundo ela, a participação na competição inicialmente não tinha grandes pretensões, mas no decorrer da fase inicial foram dedicando-se para garantir um bom resultado nas provas.

“Ficamos bem surpresos quando soubemos do resultado [da fase on-line]”, disse Kerhen. Segundo ela, o resultado tem relação com a qualidade de ensino rebebida no Ifap, permitindo um progresso gradativo em competições como estas. “Se eu estivesse em outras escolas, talvez eu não tivesse me interessado por isso [OBG]”, afirmou.

“Aqui no instituto a gente percebe que os professores especialmente motivam a participar destas competições”, declarou. Kerhen e Thiago já participaram de outras edições da olimpíada e Marcelo participa pela primeira vez.

Thiago Pacheco, de 17 anos, conta que já tem familiaridade com o componente curricular e prefere a área relacionada à Geofísica, enquanto que Marcelo e Kerhen preferem e tem maior familiaridade com a área da Geopolítica.

Aproveitamento

A orientadora da equipe e docente do campus Macapá, Fátima Sueli, afirma que  a participação dos estudantes "em eventos desta importância possibilitam a eles entender que estudar Geografia não é apenas fundamental, mas um ato prazeroso, despertando o interesse pela diversidade com que esta ciência desempenha seu papel educacional". Para a docente, a olimpíada "ajuda na construção do argumento com base nos conhecimentos das ciências humanas e a negociar e defender as opiniões, exercitando curiosidade e propondo novas ideias".

Para o coordenador do curso técnico de nível médio integrado, Francisco Sanches, a participação dos estudantes do campus em olimpíadas do conhecimento, "além de agregar o valor da formação profissional, ainda os motiva a buscar conhecimentos específicos mais aprofundados sobre temas e disciplinas". Para Sanches, "isso ajuda em vários aspectos da formação [escolar], tanto ao currículo profissional, quanto à motivação, da busca de direcionamentos posteriores à formação inicial".

O coordenador explica que os estudantes premiados são preparados nas disciplinas comuns ao longo dos anos de formação escolar. "Os alunos premiados são [da turma] do 3º ano [de Redes de Computadores], então a formação deles foi sendo trabalhada desde o 1º ano", explica. Segundo ele, o interesse desses três pela Geografia e a Olimpíada Brasileira surgiu pelo fato de terem afinidade com o componente curricular.