Página inicial > Mais Notícias > Projeto Ifish recebe duas novas premiações

Projeto Ifish recebe duas novas premiações

Publicado: Domingo, 15 de Setembro de 2019, 14h49 | Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2019, 10h48
Desenvolvido por estudantes do campus Macapá, projeto une pesquisa e educação empreendedora

Docente Lídia Dely Alves e as estudantes participantes da Equipe Aruana (Projeto Ifish)
em atividade no laboratório de mineração do campus Macapá do Ifap - (Foto: Jefferson Souza - Secom Macapá/Ifap)

O reaproveitamento de ossos de peixes na produção de biojoias e utensílios decorativos como vasos, porta-canetas e copos cerâmicos tem levado estudantes do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) a conquistar reconhecimento nacional com o projeto denominado “Ifish”. Depois do primeiro lugar no Desafio de Ideias do 12º Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), neste ano a equipe foi classificada para a etapa final do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora e recebeu menção honrosa no concurso Criativos de Escola.

O projeto, sob orientação das professoras Lídia Dely e Thaynam Maia, foi iniciado em 2017 com a pesquisa da matéria-prima e chegou à produção de peças para comercialização no ano passado. Desde então, a equipe se transformou em empresa, a “Aruana”, composta pelas estudantes Amanda dos Santos (2º ano de Química), Anna Maria Barbosa (2º de Mineração], Luany Oliveira (3º ano de Mineração), Paola da Silva (2º ano de Mineração) e Taina Isabelle (3º ano de Mineração).

De acordo com Lídia Dely Alves, professora no curso de técnico em Mineração e mestre em engenharia mineral, as estudantes desenvolveram a ideia de "pegar um produto que não ficasse só no laboratório, mas que também fosse levado à comunidade externa", trabalhando a concepção de educação empreendedora.

No Prêmio de Educação Empreendedora do Sebrae, o projeto concorreu na etapa estadual, garantindo o prêmio na categoria Ensino Médio. Já na etapa regional, o projeto do campus Macapá concorreu com outros quatro selecionados dos estados do Norte do país e nesta fase se classificou para a etapa nacional do Prêmio Sebrae. O resultado final será divulgado na cerimônia de premiação, entre os dias 7 e 9 de outubro, em Florianópolis (SC).

A estudante Luany Oliveira conta que, através da perspectiva de educação empreendedora possibilitada pelo projeto, foi possível ter mais percepção sobre a importância do empreendedorismo e implementar a empresa [Equipe Aruana]. "A gente teve contato com o público, aprendeu mais sobre o empreendedorismo em si, principalmente depois do Connepi, onde a gente teve a oportunidade de assistir a várias palestas", explicou.

Podcast

Conheça mais sobre a Equipe Aruana e o trabalho desenvolvido no Projeto Ifish em nosso canal de Podcast. Nele, a estudante Luany Oliveira explica o significado do nome "Aruana" e o processo de produção das peças.

Protagonismo juvenil

A menção honrosa no concurso Desafio Criativos da Escola, que premia atividades protagonizadas por crianças e jovens com ações que beneficiam instituições de ensino, comunidades e município, é a mais nova conquista do Ifish. Inscreveram-se 1.443 projetos no concurso, que tem como premiação principal a participação em uma conferência internacional a ser realizada em Roma (Itália).

A avaliação teve como foco o potencial de transformação social das ações realizadas e o quanto o projeto contribuiu para o desenvolvimento da empatia, colaboração, criatividade e protagonismo dos envolvidos. O concurso é uma iniciativa do Design for Change, movimento global presente em 65 países. A menção honrosa de participação destaca o projeto Ifish entre as principais iniciativas do gênero no Brasil.

Nova indicação

A equipe do Ifish ainda pretende obter mais reconhecimentos para avançar no projeto. As estudantes Luany Oliveira e Anna Maria, juntamente com a orientadora Lídia Dely, em parceria com a professora Paula Fernandes, do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), vão apresentar o artigo intitulado "Obtenção e caracterização de hidroxiapatita a partir de ossos de peixe da Amazônia", no Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa (ENTMME), de 4 a 8 de novembro, em Belo Horizonte (MG). A aprovação foi confirmada na semana passada pelos organizadores do evento.