Página inicial > Mais Notícias > Comissão de estudantes vai apresentar minuta de estatuto para novo grêmio estudantil

Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2019, 17h18 | Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2019, 11h10
Assembleia iniciou processo de restauração do novo grêmio do Campus Macapá do Ifap

Estudantes reunidos em assembleia para escolha da comissão eleitoral do processo de restauração do grêmio estudantil - (Foto: Jefferson Souza/Secom Campus Macapá)

Nesta terça-feira, 24/9, estudantes dos cursos técnicos médios integrados do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizam nova assembleia estudantil para apresentação da minuta do estatuto proposto no processo de restauração do grêmio estudantil. A assembleia estudantil acontece no auditório do campus, às 10h15. Clique aqui e leia a minuta que será apresentada.

A nova proposta do estatuto foi elaborada por uma comissão eleita no último dia 4 de setembro, quando cerca de 300 estudantes estiveram reunidos no auditório do Campus para a escolha dos membros da comissão responsável pelo processo de eleição da agremiação estudantil.

Na ocasião, foram eleitos para a comissão sete estudantes de cursos do ensino médio integrado. Aldevan Hitallô (2º ano de Edificações), Clarisse Barbosa (1º ano de Química), Geane Ferreira (3º ano de Química), Joelson Monteiro (2º ano de Mineração), João Paulo Calado (2º ano de Redes de Computadores), Rafael Marques (3º ano de Mineração) e Romerison Junior (3º ano de Redes de Computadores) foram indicados e confirmados pela assembleia para participar do processo.

Para iniciar o processo eleitoral do grêmio, a comissão reuniu-se no dia 12 de setembro em vista da elaboração da uma nova proposta de estatuto. A revisão da comissão atentou para artigos da organização e estrutura do grêmio estudantil.

De acordo com o membro da comissão Rafael Marques, já no dia 24/9 vai ser aberto o período de inscrição para chapas interessadas em concorrer ao processo eleitoral estudantil. A inscrição segue até o dia 30/9 e os estudantes interessados devem apresentar-se no local e acompanhar a assembleia. Rafael Marques conta que as principais alterações na minuta para o novo processo correspondem ao número de membros que compõem o grupo coordenador do grêmio e as atribuições dos cargos, alinhando-os às atividades e objetivos no âmbito do Instituto.

Para o diretor-geral do Campus Macapá, Márcio Prado, a mobilização estudantil em torno da revitalização do grêmio é um demonstrativo de que o Ifap proporciona uma formação com fundamentos críticos e senso democrático. Segundo o diretor-geral, a escolha do novo grêmio "é um momento importante para nossos estudantes, pois além de profissionais, mostra que formamos cidadãos que possam contribuir com a discussão também de políticas para a educação da nossa instituição". De acordo com Márcio Prado, "o Campus Macapá do Ifap apoia esta manifestação democrática dos estudantes".

Estudantes recebem Estefhany Karoline de Oliveira e Joelbe da Costa Pinto
para palestra sobre o processo de eleição do grêmio - (Foto: Jefferson Souza - Secom/Campus Macapá)

Assessoria

Na primeira assembleia estudantil, ocorrida no dia 4 de setembro, os estudantes contaram com a assessoria da coordenadora do Movimento Reinventar no Amapá, Estefhany Karoline de Oliveira, e do ex-presidente do grêmio estudantil da Escola Estadual Maria do Carmo Almeida dos Anjos, Joelbe da Costa Pinto.

Segundo Estefhany Karoline, egressa do curso de técnico em Secretariado do Campus Laranjal do Jari, "um grêmio estudantil vem como um meio de aprimorar a instituição e ajudar a florescer o senso crítico dos estudantes". De acordo com a coordenadora, "é a partir deste momento que a gente vai construir uma comunidade [estudantil] mais democrática e começar a trabalhar políticas públicas para a educação", disse. Para Estefhany, é muito importante que a revitalização da agremiação beneficie o diálogo entre estudantes, gestão e professores.

Joelbe da Costa Brito compartilha a experiência de atuação no movimento estudantil - (Foto: Jefferson Souza - Secom/Campus Macapá)

O estudante de Engenharia de Produção da Universidade Estadual do Amapá (Ueap) Joelbe da Costa Brito contribuiu destacando a importância do grêmio para a organização estudantil. Segundo ele, por meio da sua experiência, a agremiação possibilitou realizar reivindicações que na época eram necessárias para a escola estadual. "Na época, foi necessário fundar o grêmio para reivindicasse os direitos dos estudantes", disse. Contudo, segundo ele, "nunca só cobrar, mas também mostrar para os estudantes que nós tínhamos deveres a serem cumpridos".

O processo de restauração do grêmio estudantil partiu dos próprios estudantes e está sendo acompanhado pelo Departamento de Apoio à Comunidade Estudantil (Dace) do Campus Macapá. "Acreditamos que a organização estudantil é muito importante para o aprendizado responsável da visão política de nossos jovens", afirma o diretor do Dace, Claudio Paes.

De acordo com o diretor, o departamento "estimula e encoraja a revitalização do grêmio estudantil, contribuindo com a cessão do espaço para as assembleias" bem como orientando os interessados nos procedimentos necessários para a legitimidade do processo. "Os estudantes nos procuram pedindo orientações técnicas de como fazer registro de ata e roteiro e de como encaminhar o curso dessas reuniões", explicou Claudio Paes.

O sentido de organização e o bem-estar coletivo são alguns dos principais benefícios que a agremiação estudantil pode trazer aos estudantes do Campus Macapá, segundo o diretor do Dace.