Página inicial > Mais Notícias > Processo Seletivo 2020.1 do Ifap oferta 225 vagas no Campus Macapá para ensino médio integrado

Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2019, 15h09 | Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2019, 11h47
Processo Seletivo acontece através de análise do currículo escolar dos candidatos

Reitora Marialva Almeida, no lançamento do PS 2020.1: "Venham ser vitoriosos no Ifap". Foto: Breno Menezes (Deice/Ifap)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap) lançou nesta quinta-feira, 19/9, o edital do Processo Seletivo para os cursos técnicos de nível médio, na forma integrada e modalidade presencial, para ingresso em 2020. As 750 vagas são distribuídas entre os campi Laranjal do Jari, Macapá, Porto Grande e Santana. O edital foi apresentado pela reitora do Ifap, Marialva Almeida, e pelo pró-reitor de Ensino, Romaro Silva, à imprensa local e à comunidade presente no hall do auditório do Campus Macapá.

O valor da inscrição custa R$ 10 (dez reais), podendo ser solicitada isenção de taxa. As inscrições acontecem durante o período de 21 de setembro a 20 de outubro. Confira abaixo o cronograma ou leia o edital aqui. As inscrições on-line são feitas no seguinte endereço: https://processoseletivo.ifap.edu.br/

Para o Campus Macapá do Ifap, o processo destina 225 vagas, distribuídas nos cursos Técnico em Alimentos (35 vagas), Técnico em Edificações (40 vagas), Técnico em Estradas (40), Técnico em Mineração (35 vagas), Técnico em Química (35 vagas) e Técnico em Redes de Computadores (40 vagas). Os cursos são ofertados na modalidade presencial na forma integral nos turnos manhã e tarde, em 3 anos de formação. Após a conclusão dos estudos, que inclui estágio obrigatório na área de formação técnica, o estudante pode atuar na área escolhida como profissional de nível técnico. Conheça nosso guia de cursos online.

No PS Integrado 2020.1, não há aplicação de prova para ingresso de novos estudantes, sendo realizada a seleção através de análise do currículo escolar do candidato. São avaliadas as notas das disciplinas de Português e Matemática do 6º ao 8° ano do ensino fundamental.

Para o diretor-geral do Campus Macapá, Márcio Prado, esse processo seletivo trata-se de uma "oportunidade significativa para os estudantes e suas famílias, especialmente aqueles que desejam ingressar num instituição conceituada como o Ifap".

Segundo ele, "as estruturas físicas das salas de aula, dos laboratórios, o bloco de convivência recém-inaugurado e o ginásio poliesportivo do Campus possibilitam formação adequada aos estudantes aqui, bem como o incentivo à pesquisa e a extensão, unido ao ensino profissional, garante novas perspectivas na atividade do futuro profissional formado por nós".

"Nosso ensino médio integrado valoriza a qualificação destes estudantes, com atenção a todas necessidades que este período de formação na vida deles exige", disse o diretor-geral.

:: Leia também: Série de reportagens "Minha vitória no Ifap" e conheça um pouco da trajetória dos ex-estudantes do ensino médio integrado do Campus Macapá do Ifap Danielle Esthefane Lima e Danilo Moreira.

Curso técnico integrado

Curso técnico integrado é a forma de ensino oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio na mesma instituição de ensino, segundo o art. 36-C, inciso I, da Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

Cronograma

Confira a seguir as principais datas do cronograma. Versão integral está disponível no anexo I aqui.

• Inscrição - 21/9 a 20/10

• Pedido de isenção de taxa - 21/09 a 30/9