Página inicial > Mais Notícias > Projeto ensina estudantes a se prevenirem contra ISTs, AIDS e gravidez precoce

Projeto ensina estudantes a se prevenirem contra ISTs, AIDS e gravidez precoce

Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2019, 10h24 | Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2019, 12h09

Estudantes do 1º ano de Edificações encenando a peça "Gravidez na Adolescência". (Foto: Jacyara Araújo/Secom-Ifap)

Peça teatral, exposição de banners e bate-papo sobre o tema “Gravidez na adolescência” fizeram parte da terceira e última etapa do projeto “Sexualidade: vamos falar sobre isso, sim”, que aconteceu na última terça-feira (8/10), no bloco de convivência do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap). Clique aqui para ver mais fotos.

Desenvolvido pela Seção de Gerenciamento de Assistência Estudantil (Segae), o projeto teve como objetivo levar maior conhecimento aos estudantes dos 1º anos do ensino médio integrado sobre a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs/Aids), métodos contraceptivos e gravidez na adolescência.

“O intuito do projeto é tentar evitar e/ou diminuir a evasão escolar relacionada à gravidez na adolescência, propiciando aos alunos o desenvolvimento de atitudes responsáveis em relação a sua vida sexual e reprodutiva”, disse a coordenadora do projeto, Ieda Viero.

Primeira etapa do projeto: roda de conversa sobre sexualidade. (Foto: Jacyara Araújo/Secom-Ifap)

Foram três meses de atividades junto aos alunos durante o semestre letivo 2019.2. Na primeira e segunda etapas, a equipe multidisciplinar da Segae procurou refletir sobre os temas através de roda de conversa, dinâmica de grupo, vídeos e infográficos. A última atividade foi desenvolvida pelos próprios alunos através de exposição de banners e dramatizações.

“Pra mim, o projeto foi muito importante para alertar a gente principalmente sobre as IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis), porque muitas delas eu não conhecia”, contou Victória Santos, estudante do curso técnico de Edificações.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá