Página inicial > Mais Notícias > Banda Marcial do Ifap leva troféu em competição estadual

Banda Marcial do Ifap leva troféu em competição estadual

Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2019, 09h31 | Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2019, 11h35

Apresentação da Banda Marcial do Ifap no II Festival de Bandas e Fanfarras do Amapá (Foto: Erich Macias/Governo do Estado do Amapá)

Com apenas um ano de existência, a Banda Marcial do Instituto Federal do Amapá (Ifap) do Campus Macapá ganhou seu primeiro troféu durante o II Festival de Bandas e Fanfarras do Amapá. O evento, que reuniu 23 bandas do estado do Amapá e do Pará, aconteceu no último sábado (19/10), em frente à Casa do Artesão, na Orla de Macapá. A equipe do Ifap ficou com o 3º lugar na categoria Banda Percussão.

O repertório da Banda Marcial do Ifap foi diferenciado e envolveu os ritmos de funk, cadências, toadas, música do norte, mistura de ritmos de sertanejo e forró. “O nosso repertório foi bem variado e isso ajuda a dar uma nova visão para estilo de banda”, disse Jordan Esly, que é o maestro regente da Banda do Ifap e presta um trabalho voluntário através da Federação de Bandas do Amapá. “Garantir o terceiro lugar é muito importante para incentivar os alunos a continuarem a participar do projeto aqui no Campus Macapá”, completou o maestro.

“A Banda Marcial leva a imagem do Ifap para a comunidade externa de uma forma muito positiva. Durante a nossa apresentação, o público aplaudiu muito. Nossa equipe trabalha intensamente para trazer resultados como esse para a instituição. Todo esse trabalho implica diretamente no desempenho desses alunos em sala de aula e numa melhora significativa de comportamento, influenciando a permanência e êxito dos nossos estudantes”, disse o servidor José Luís Nogueira, que coordena o projeto no Campus Macapá.

Jamile Pereira, estudante do 1º ano do curso técnico em Alimentos, é uma das integrantes da Banda. Ela contou que nunca tinha tocado nenhum instrumento antes de entrar na equipe. “É a primeira vez que participo de um grupo musical e eu nunca tinha tocado nenhum instrumento, mas com o incentivo do maestro e da banda base, consegui evoluir durantes os ensaios e consegui fazer uma boa apresentação”, disse a estudante, que toca o instrumento de percussão chamado Caixa.

Durante a tarde da última segunda-feira (21/10), uma parte da Banda Marcial esteve junto com o diretor-geral do Campus Macapá, Márcio Prado, no gabinete da reitora Marialva Almeida, que parabenizou o desempenho alcançado pela equipe. “O prêmio simboliza todo o esforço e todo o trabalho dos nossos alunos e servidores envolvidos. Parabéns aos estudantes que se empenham em assuntos que vão além dos conteúdos vistos na sala de aula e participam de projetos como esse”, disse Marialva Almeida.

“Participamos no ano passado como convidados e este é o primeiro ano que competimos e já conseguimos trazer o troféu para o Ifap. Além disso, fomos ovacionados antes, durante e depois da nossa apresentação. Isso me emocionou muito e por si só é um fato marcante para nós. Só tenho a parabenizar o esforço de cada um em acreditar que poderíamos ganhar a competição”, disse Prado.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social (Secom)