Página inicial > Mais Notícias > Campus Macapá realiza SNCT

Campus Macapá realiza SNCT

Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 13h34 | Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2019, 12h05

Mesa de honra de abertura da SNCT. (Foto: Daniel Policarpo)

O Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá concluiu mais uma Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Foram mais de 70 atividades desenvolvidas até a última sexta-feira (25/10). A abertura da programação aconteceu na manhã da última terça-feira (22/10), no auditório do Campus. Clique aqui para ver mais fotos.

A mesa de abertura foi composta pelo diretor-geral do Campus Macapá, Márcio Prado, o diretor de ensino em exercício, Marcus Buraslan, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Themístocles Rafael, e pelo professor e coordenador da Feira de Física, Argemiro Bastos.

“O conhecimento só é bom quando é compartilhado”, disse a diretora do Departamento de Pesquisa e Extensão e coordenadora da SNCT no Campus Macapá, Leila Nunes. “E esse é o momento de estudantes e professores transmitirem o que é produzido dentro da instituição com outros servidores e alunos do Campus Macapá e comunidade externa”, concluiu.

As salas de aula, biblioteca, laboratórios e auditório estão com inúmeros trabalhos, pesquisas, mostras e exposições que estudantes e professores desenvolveram ao longo do ano. Confira alguns trabalhos apresentados:

Análise Nutricional do Cozido de Carne e os festejos a São Joaquim
O grupo de pesquisa “Religiosidade aplicada em humanidades”, composto pelo professor Ricardo Nogueira e outros docentes, apresentou o resultado da pesquisa “Análise Nutricional do Cozido de Carne e os festejos a São Joaquim”. A estudante do 3º ano do curso de técnico em Alimentos, Estefane Amorim, mostrou o como a carne de búfalo é preparada no festejo, quais as implicações do tradicional preparo nas comunidades do Curiaú e os aspectos nutricionais desse alimento.

“Os professores do grupo de pesquisa conseguiram unir aspectos culturais e religiosos do nosso estado com aplicações práticas do meu curso de Alimentos. Nesse trabalho eu demonstrei os valores nutricionais do preparo do cozido de carne no festejo a São Joaquim, que é uma festa bastante religiosa. Ou seja, fizemos um elo entre uma característica religiosa da nossa comunidade com a teoria que vemos na sala de aula”, disse a estudante.

Análise Nutricional do Cozido de Carne e os festejos a São Joaquim. (Foto: Daniel Policarpo)

Exposição Aquarelando com o Solo
A exposição “Aquarelando com o Solo” uniu Química e artes plásticas. O trabalho mostrou que é possível produzir tintas para o trabalho de pinturas através da extração de pigmentos terrosos coloridos do solo.

Além dos diferentes tipos de cores presentes nas telas produzidas pelos estudantes do 3º ano do curso técnico de Química, é possível desenvolver o sentido tátil no visitante, que percebe as diversas granulações dos diferentes tipos de solo. O trabalho foi coordenado pelo professor Jefferson Brito e a montagem e dicas de pintura foram do servidor Emerson Marreiros.

Exposição Aquarelando com o Solo. (Foto: Daniel Policarpo)

Propriedades Características das frutas regionais
Acadêmicos do 6º semestre em Tecnologia em Alimentos apresentaram as propriedades características das frutas regionais com objetivo de incentivar o consumo e divulgar os benefícios para o corpo humano. Foram apresentadas as frutas: manga, cupuaçu, tucumã, açaí, murici, taperebá, pupunha, ingá, jaca e bacuri. “Desde as características nutricionais e sensoriais, estamos apresentando as propriedades físico-químicas dessas frutas”, disse a professora Lauana Pantoja.

Jogando com a origem das palavras
Os alunos do 1º ano de Edificações, Redes e Mineração fizeram jogos abordando o conteúdo de estrutura e formação de palavras. Os visitantes puderam competir entre si para saber quem sabia mais sobre prefixação, sufixação, palavras de origem grega e latina. “Além de fixar o conteúdo extraído em sala de aula, os alunos conseguem promover o lado lúdico de assuntos de português, melhorando ainda mais o seu desempenho no Enem”, disse a professora coordenadora, Chrissie Castro.

Jogando com a origem das palavras. (Foto: Daniel Policarpo)

Feira de Física
No auditório do Campus Macapá acontecem as palestras da Feira de Física. Após a abertura da SNCT na última terça-feira (21/10), o professor Luís Carlos Bassalo Crispino, da Universidade Federal do Pará (UFPA), ministrou a palestra “O papel do professor e das feiras de ciências na educação Básica para a indução de carreiras científicas”. Na manhã desta quarta-feira (23/10), o professor do Ifap Argemiro Bastos ministrou a palestra “Radiação: Aplicações, usos e cuidados”. Na quarta-feira (24/10), a Feira recebe o professor da Univerdade Estadual da Paraíba Mário César Soares Xavier”, que fará a palestra “Olimpíadas Científicas: como popularizar a ciência no Brasil?”.

Feira Amapaense de Física. (Foto: Daniel Policarpo)

Para ver as fotos das demais palestras, oficinas e cursos ministrados, clique aqui.

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social (Secom)