Página inicial > Mais Notícias > Estudante do Campus Macapá participa de Paralimpíadas Escolares 2019

Estudante do Campus Macapá participa de Paralimpíadas Escolares 2019

Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 12h01 | Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2019, 08h54

O estudante Alex Sandro Oliveira e suas medalhas. (Foto: Jacyara Araújo-Secom/Ifap)

Com apenas 16 anos, o estudante Alex Sandro Oliveira, do 1º ano do curso técnico de Redes de Computadores, coleciona medalhas e já participou de muitas competições na modalidade tênis de mesa. E, pela primeira vez, o Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) terá um aluno competindo nas Paralimpíadas Escolares 2019, que acontecem de 18 a 23 deste mês no Centro de Treinamento Paralímpico, na cidade de São Paulo (SP). O evento acontece anualmente desde 2009 e tem como objetivo estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território nacional.

Além das medalhas em competições estaduais, essa é a terceira participação dele nas Paralimpíadas Escolares. Em todas elas, Alex trouxe medalhas: ouro na categoria individual e prata na modalidade em dupla. Neste ano, o estudante também vai participar pela primeira vez do Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, que acontece em São Paulo no mês de dezembro.

Alex Sandro durante uma partida de tênis de mesa. Foto: Arquivo Pessoal

O estudante, que tem deficiência física, conta que começou a se interessar pelo esporte aos 14 anos após o convite de um colega. “No começo não sabia de nada, nem como jogar a bola. Mas, depois de um tempo, gostei de praticar esse esporte e já consegui trazer para o Amapá bons resultados. Participar dessas competições é um presente”, disse.

Alex se diz apaixonado por esportes desde criança e essa paixão teve todo apoio da mãe, Cleiane Lima, que o incetiva e o acompanha nas viagens. “Eu sempre gostei de esporte, desde pequeno, vendo futebol pela TV, por exemplo. Sempre que tinha aula de Educação Física eu estava praticando algum. Um dia minha mãe me disse que ia me colocar para praticar algum esporte e hoje estou aqui, competindo nessa modalidade”, lembrou o estudante.

“Este é o primeiro ano que ele vai representando o Ifap e é uma responsabilidade muito grande”, diz a mãe do estudante. “O resultado é fruto de todo o trabalho que a gente tem. E estar lá é o mundo dele, o mundo paralimpíco, com muitas emoções e muitas histórias de vida. Sempre voltamos para o Amapá com algo novo, mesmo que não haja medalhas, voltamos com mais experiência. Como mãe, sempre ofereço opções para que meu filho possa se desenvolver, seja no estudo ou no esporte. A sua deficiência não é limitadora”, contou Cleiane.

Para o diretor-geral do Campus Macapá, Márcio Prado, "o campo desportivo é extremamente incentivador para o desempenho dos nossos estudantes", falou. "E ver exemplos como o do Alex Sandro em competições tão importantes é motivo de muito orgulho para instituição, colegas e servidores. Nós incentivamos e apoiamos nossos jovens atletas e queremos que consigam bons resultados", concluiu.

Paralimpíadas Escolares
As Paralimpíadas Escolares tiveram a sua primeira edição em 2009. Este é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Talentos do paradesporto brasileiro já passaram pelas Escolares, como os velocistas Alan Fonteles, ouro em Londres 2012, Verônica Hipólito, prata no Rio 2016, e Petrúcio Ferreira, recordista mundial nos 100 m (classe T47); o nadador Talisson Glock, prata no Rio 2016; o jogador de goalball Leomon Moreno, prata no Jogos de Londres e bronze no Rio 2016; a mesa-tenista Bruna Alexandre, bronze no Rio 2016, entre outros.