Página inicial > Mais Notícias > Selabi implanta laboratório de informática no bloco de ensino do Ginásio Poliesportivo

Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 14h20 | Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2019, 14h27
Lab 6” terá como atendimento prioritário as turmas dos cursos superiores

Diretor-geral Márcio Prado e Diretor de Ensino em Exercício Marcos Buraslan acompanham Luan Paulo Costa da Selabi na vistoria do Laboratório 6 - (Foto: Jefferson Souza - Secom/Campus Macapá)

A partir deste mês, os estudantes e docentes das turmas dos cursos superiores do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (ifap) contam com mais um espaço para a realização de aulas, cursos, práticas de ensino e pesquisa em rede com a implantação de um laboratório no bloco de ensino do Ginásio Poliesportivo. São 33 computadores ligados à internet e a sistemas da instituição, ampliando o uso comum dos laboratórios de informática.

:: Leia também: Regulamento dos Laboratórios de Informática.

A implantação do espaço partiu do Fórum de Gestores dos setores ligados à Direção de Ensino, visando otimizar o atendimento das turmas localizadas no ginásio. A partir da articulação iniciada pela Coordenação de Desporto, responsável pelo ginásio, o projeto foi coordenado pela Seção de Gerenciamento de Laboratórios de Informática (Selabi) e contou com a colaboração de estudantes do 2º semestre do curso de Redes de Computadores.

De acordo com o supervisor da Selabi, Luan Paulo Costa, o espaço visa atender as necessidades das turmas atualmente localizadas no ginásio do Campus. “Devido ao crescimento da demanda, a Selabi implantou mais um laboratório de informática para atender as necessidades dos estudantes”, explicou.

Supervisor da Selabi Luan Costa - (Jefferson Souza - Secom/Campus Macapá)

Segundo Luan Costa, os equipamentos e computadores, bem como a mobília para o espaço do Laboratório 6 (Lab 6), foram adquiridos através de remanejamentos de patrimônio de outros setores e através da disponibilização de máquinas antes usadas para substituição de equipamentos danificados nos outros laboratórios de informática.

De acordo com o supervisor, os computadores realocados para o “Lab 6” receberam a manutenção necessária com reparos ou substituição de peças, periféricos e componentes internos, bem como a instalação e atualização de softwares utilizados nos laboratórios de informática do Campus, permitindo que o laboratório do ginásio tenha as mesmas condições de uso que os outros.

Para o diretor-geral Márcio Prado, “é importante que os servidores auxiliem na otimização dos espaços do Campus Macapá para que sejam cada vez mais bem aproveitados”.

Segundo o diretor, “iniciativas como esta, que permitiu a ampliação da Selabi, atendendo os estudantes no ginásio com a mobilização dos diversos setores, dos servidores e estudantes, despertam um senso de corresponsabilidade pelo bem público”.

“Nossa comunidade estudantil ganha e a Direção-Geral apoia e incentiva mais ações como esta, que mostram todo o esforço conjunto para atender as demandas do nosso Campus", disse o diretor-geral.

Execução

Com maquinário e mobília necessários, na execução do projeto, a Selabi contou com a colaboração do docente do curso de Redes de Computadores do Ifap Thiego Nunes, que, através da disciplina Fundamentos de Comunicação e Transmissão de Dados, executou com a turma do 2º semestre do curso de Redes de Computadores o processo de instalação dos equipamentos.

Docente do curso de Rede de Computador  do Ifap Thiego Nunes - (Jefferson Souza - Secom/Campus Macapá)

Segundo o docente, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer como é na prática criar uma infraestrutura do zero. “A sala não tinha nada de redes, a não ser um hack utilizado para prover internet para as salas do ginásio, e a turma foi responsável por criar e instalar toda a parte de cabeamento para a infraestrutura de redes, até para as bancadas dos computadores”.

De acordo com Thiego, a turma pôde aplicar “os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula na prática para que o espaço possa se tornar de uso coletivo aqui no Instituto”. Segundo ele, o espaço foi montado em três dias, no horário de aula da disciplina.

Para o estudante Eduardo Souza, apesar das dificuldades para a execução da tarefa e a instalação dos equipamentos, a iniciativa permitiu realizar na prática o que foi aprendido na teoria. "Quase tudo tivemos que pedir auxílio do professor, pois era a primeira vez que fazíamos. No final, foi possível terminar o trabalho". O estudante participou de dois momentos da instalação do laboratório e disse que a parte mais fácil foi a instalação dos sistemas operacionais.

Estudante do Curso de Redes de Computadores Eduardo Souza - (Foto: Jefferson Souza - Secom/Campus Macapá)

Segundo ele, o espaço "será bem útil, pois precisamos muito da internet, fazer alguma pesquisa e às vezes os outros espaços estão ocupados, e a melhor parte será que estaremos usando algo que a gente mesmo fez".

Agendamento

Luan explicou que “o agendamento para uso do laboratório do ginásio continua sendo feito aqui na Selabi presencialmente até que seja implantado o novo módulo de agendamento de laboratórios, que vai ficar disponível no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap)”.

Segundo ele, o controle de acesso, a manutenção e o suporte aos docentes para uso dos equipamentos permanecem sendo realizados pela equipe da Selabi e deverão ser solicitados na sala do setor como de costume.

Com o “Lab 6”, a Selabi amplia o complexo de Laboratórios de Informática do Campus Macapá, que atualmente atende a demandas de ensino, pesquisa ou extensão junto à comunidade estudantil, composto por um laboratório para prática de redes e manutenção (Lab 1), dois para pesquisa e acesso à internet (Lab 5 e Biblioteca) e quatro para uso comum (Lab 2, Lab 3, Lab 4 e Lab 6).

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá