Programação comemora Dia da Consciência Negra
Atividades acontecem dia 19 e 21 de novembro na comunidade do Curiaú e no Campus Macapá
Logotipo "Celebrando nossas raízes", criado pelo estudante Maurício Texeira, que venceu o concurso que ilustra camisas do evento
Instituído através da Lei nº 12.519 de 2011, o Dia da Consciência Negra é comemorado em todo o Brasil no dia 20 de novembro por meio de celebrações da luta do povo negro contra a escravidão e valorização da cultura afrodescendente. No Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), acadêmicos, estudantes e servidores prepararam uma programação envolvendo temáticas relacionadas às questões afro-brasileiras para comemorar a data. As atividades acontecem na comunidade do Curiaú na próxima terça-feira (19/11) e no auditório do Campus na próxima quinta-feira (21/11).
No dia 21/11, as atividades fazem parte projeto de ensino “Celebrando a Diversidade Étnico-Racial” e é desenvolvido por alunos do 6º semestre do Curso de Tecnólogo em Alimentos, sob a coordenação da professora Elisângela Araújo dos Passos. O evento engloba a mostra de trabalhos, apresentações culturais, roda de conversa, mural expositivo, exposição de banners e relatos de experiências. Estudantes dos cursos técnicos de Mineração, Edificações, Estradas, Redes de Computadores, Química, Alimentos e acadêmicos de Licenciatura em Letras participam da execução do projeto.
“Procuramos sensibilizar alunos e professores nas diversas modalidades de ensino para refletirem conosco sobre a necessidade de manter viva a história de luta e resistência das populações afrodescendentes que muito contribuíram com a nossa história local e nacional”, disse a coordenadora do projeto, Elisângela Passos.
Já no dia 19/11, a Seção de Gerenciamento de Assistência Estudantil (Segae) também promove o projeto “Roda de conversa no Curiaú”, com o objetivo de levar servidores até essa comunidade, que ainda mantém viva a memória da história dos quilombolas no Amapá, e realizar troca de experiência entre a comunidade do Ifap e os moradores do Curiaú.
Para o diretor do Departamento de Apoio à Comunidade Estudantil (Dace), Claúdio Pares, a proposta é aproximar os servidores com a comunidade local. “É uma oportunidade de servidores do Ifap se aproximarem e aprenderem mais sobre a cultura africana ainda presente no cotidiano de comunidades remanescentes de quilombos”, disse.
Programação
Dia |
Atividade |
Local/hora |
19/11 |
Roda de Conversa no Curiaú |
Saída para a comunidade do Curiaú às 8h30 |
21/11 |
“Celebrando a Diversidade Étnico-Racial” 8h – Abertura 8h20 – Apresentação Cultural do Grupo de Dança de Marabaixo “Geração Ifapiana” 8h50 - Coral (Turma de Mineração) - Professoras Chrisse Castro e Silvia Gomes 9h20 – Relato de Experiência (Turma de Edificações) – Professora Chrisse Castro 9h40 – Apresentações culturais (turmas de Edificações, Estradas e Redes) – Professores Manoel Barriera e Nilcélia Amaral 10h40 – Reflexões: Imagens e Fatos/Leitura de crônicas sobre as populações brasileiras (turmas de Química e Mineração) – Professora Marilda Leite |
Auditório do Campus Macapá – das 8h às 12h |
21/11 |
“Celebrando a Diversidade Étnico-Racial”
|
Hall do auditório – das 8h às 12h |
Confira as fotos do evento clicando aqui.
Por Jacyara Araújo, jornalista do campus Macapá
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook: /institutofederaldoamapa
Redes Sociais