Página inicial > Mais Notícias > Campus Macapá recebe exposição fotográfica que incentiva a valorização da vida

Campus Macapá recebe exposição fotográfica que incentiva a valorização da vida

Publicado: Quinta, 28 de Novembro de 2019, 13h26 | Última atualização em Terça, 03 de Dezembro de 2019, 10h15
Projeto desenvolvido por escola estadual está exposto na biblioteca do Campus até o dia 29/11
Exposição "Um click pela vida" - (Foto: Jefferson Souza/Secom - Campus Macapá)

"Um click pela vida” é o nome da exposição fotográfica apresentada no hall de entrada da biblioteca no Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) até esta sexta-feira, 29/11. Projeto executado pelo Núcleo de Práticas Restaurativas da Escola Estadual Deusolina Salles Farias e apresenta fotos resultado da Oficina Olhar Fotográfico desenvolvida durante a campanha de conscientização Setembro Amarelo.

Nesta quinta-feira, 28/11, o grupo de autores das fotografias da exposição visitaram o Campus Macapá. O Ifap é o primeiro lugar de exposição no circuito de apresentação do projeto para outras instituições.

Grupo de estudantes visitam a Exposição "Um click pela vida" - (Foto: Jefferson Souza/Secom - Campus Macapá)

A docente da escola estadual Ruticléia Costa contou que a exposição é resultado da Campanha Setembro Amarelo realizada na escola e viu através do Núcleo de Práticas restaurativa a oportunidade para orientar os estudantes na valorização da vida.

Segundo ela, os trabalhos foram realizados com estudantes do ensino fundamental 2 e as fotos foram produzidas através do uso de celulares após a oficina de fotografia.

Foram 33 estudantes da escola estadual participantes do projeto e 27 fotografias selecionadas para integrar a exposição sob a curadoria do docente universitário, pesquisador e fotógrafo Augusto Oliveira.

Augusto Oliveira e Ruticléia Costa durante visita à exposição "Um click pela vida" - (Foto: Jefferson Souza/Secom - Campus Macapá)

Segundo Augusto Oliveira, ao ser convidado para participar da iniciativa, percebeu que "seria uma oportunidade da garotada ter a capacidade de reolhar a vida, nos seus mínimos detalhes, nos seus pormenores, nas coisas minúsculas, e perceber a beleza que existe naquilo que parece banal". Para ele, a fotografia e o trabalho proposto permitiria "perceber a importância de continuar vivo e de se viver!".

Augusto explicou que foi realizado a oficina com abordagem sobre a linguagem fotográfica e a narrativa do olhar para favorecer que os estudantes pudessem compreender a proposta.

"Para nossa surpresa [foram] muitas fotos bonitas, muitas fotos sensíveis que rendeu a exposição na escola e agora está ganhando mais espaço externo visitando outros lugares", explicou o curador. Segundo ele, estuda-se a possibilidade de que o material produzido seja editado em um livro.

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá