Página inicial > Mais Notícias > Projeto incentiva integração de componentes curriculares

Projeto incentiva integração de componentes curriculares

Publicado: Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 16h33 | Última atualização em Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 11h44
Iniciativa interdisciplinar reuniu 14 componentes da grade curricular do curso de Alimentos

Na sexta-feira, 29/11, estudantes do 1º ano do ensino médio integrado de Alimentos realizaram a apresentação dos resultados obtidos no projeto "A ciência, seus regionalismos e os povos tradicionais do Amapá". Durante uma manhã inteira, os estudantes puderam compartilhar com a comunidade escolar e docentes do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá o conhecimento adquirido através de visitas ao Museu Sacaca.

De acordo com o coordenador do Curso Técnico Integrado de Alimentos, Joadson Freitas, o objetivo do projeto foi "promover a integração dos Componentes Curriculares a partir da utilização de ambientes educativos, como o Museu Sacaca" e por meio dele favorecer a interdisciplinariedade entre as componente curriculares da grade do 1º ano.

Maquete do Museu Sacaca construída por uma das equipes

Segundo o coordenador, foram 14 componentes curriculares e 12 docentes que aderiram ao projeto interdisciplinar. No total, a turma do curso técnico de Alimentos formou cinco grupos, que foram avaliados por todos os docentes envolvidos e prestigiados por colegas e outros servidores do Campus.

Segundo Joadson Freitas, o projeto foi desenvolvido em etapas, o que permitiu a adesão dos docentes e estudantes interessados, o planejamento e elaboração das ações, as visitas ao Museu Sacaca - ambiente escolhido para a aplicação dos estudos -, a produção de relatórios e a apresentação, com exposição, dos resultados ao público.

De acordo com o docente, "Ao finalizar o projeto, os alunos obtiveram as notas, referentes a uma avaliação parcial, para todos os componentes envolvidos no projeto".

Estudantes Keit-Wellen Marques e Marília Picanço

A estudante do curso de Alimentos Marília Picanço explicou que os trabalhos apresentados resultaram da visita feita ao Museu Sacaca e, por meio dela, cada equipe apresentou sua observação relacionando-a aos Componentes Curriculares. O trabalho da estudante apresentou fotos, mapas do Museu e uma maquete, que destacou os povos ribeirinhos e a casa farinha, representadas naquele espaço.

Marília avaliou também o êxito do projeto e a interdisciplinariedade proposto por ele já que a atividade de apresentação substitui uma das avaliações de cada componente. "Conseguimos desenvolver um bom trabalho e acredito que o objetivo do projeto foi alcançado".

A estudante Keit-Wellen Marques contou que o objetivo da exposição foi repassar de forma dinâmica os resultados obtidos na perspectiva de cada uma das componentes curriculares envolvidas no projeto. "Nós tínhamos que falar qual o nosso entendimento, se o projeto foi bem sucedido, e fizemos esta explicação ao visitantes expondo também alguns objetos antigos", explicou a jovem.