Página inicial > Mais Notícias > Estudante recebe medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

Publicado: Terça, 03 de Dezembro de 2019, 08h28 | Última atualização em Terça, 03 de Dezembro de 2019, 11h02

O estudante Denny Rodrigues coleciona medalhas em olimpíadas de conhecimento. (Foto: Jacyara Araújo/Secom-Ifap)

Denny Rodrigues do Carmo, de apenas 16 anos, é destaque nas olimpíadas de conhecimento de que participa. Neste ano, o estudante do 2º ano do curso técnico de Química do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) recebeu a medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e está pré-selecionado para a etapa internacional da competição, que acontece em março de 2020.

O estudante já coleciona conquistas: medalha de ouro na Olimpíada Amapaense de Química (em 2018); medalhas de bronze na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (em 2018 e 2019) e menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (em 2018). E, nos meses de junho e julho deste ano, Denny foi selecionado para intercâmbio gratuito no Egito, ofertado pelo programa BP Global STEM Academies.

Um dos motivos de o estudante participar dessas olimpíadas é que, agora, a participação e as medalhas conquistadas valem ponto para o ingresso em universidades, como, por exemplo, a Unicamp. “Eu gosto de participar das olimpíadas porque agrega muito no nosso currículo e também por ajudar a conseguir vagas em algumas universidades”, disse Denny Rodrigues.

Denny conta que se preparou para a competição através da realização de questões das provas anteriores. Na oportunidade, aproveitou para conhecer assuntos que ainda não tinha visto em sala de aula. “Com a preparação eu pude conhecer o nome das constelações, a história da astronomia e principais astrônomos, por exemplo”, contou o aluno.

Denny Rodrigues e o professor Cássio Renato Pereira. (Foto: Jacyara Araújo/Secom-Ifap)

Professores do componente curricular de Física divulgaram a realização da OBA e 37 alunos do Campus Macapá chegaram a realizar a prova. Para o docente Cássio Renato Pereira, que fez a entrega da medalha ao estudante Denny Rodrigues, é sempre importante abordar os conceitos físicos aplicados à astronomia.

“O professor pode direcionar assuntos como Leis de Newton e quantidade de movimentos, e relacioná-los à área de Astronomia, como movimento de planetas, foguetes etc. Então todos os conteúdos do ensino médio e fundamental podem ser contextualizados no campo da astronomia. Nas aulas do Instituto tentamos sempre fazer link com essa área, além sempre trazer palestras e oficinas sobre o assunto para nossos estudantes”, informou o docente.

Por Jacyara Araújo, jornalista do campus Macapá