Página inicial > Mais Notícias > Estudante se destaca no campo desportivo

Estudante se destaca no campo desportivo

Publicado: Quarta, 12 de Fevereiro de 2020, 08h25 | Última atualização em Quarta, 12 de Fevereiro de 2020, 08h59

Com apenas 19 anos, Cleiton Trindade, estudante do segundo ano do curso técnico em Redes de Computadores, coleciona medalhas nas modalidades de Jiu-jitsu, Judô e Crossfit. No total, são seis ouros e quatro medalhas de prata em competições estaduais. No Campus Macapá, ele participa das competições de judô, natação e vôlei dos Jogos Internos do Instituto Federal do Amapá (Jifap).

O estudante possui deficiência física desde os oito anos de idade após ter reumatismo em um dos membros inferiores e perder uma das pernas. Mesmo assim, Cleiton afirma que nunca competiu em nenhuma categoria paraolímpica, e que sempre participou das disputas com pessoas sem necessidades específicas. “Nas lutas, sempre lutei com pessoas que possuíam as duas pernas e o resultado foram ouros e pratas”, contou.

O incentivo dentro do esporte vem de família, que sempre o apoiou nas inúmeras práticas desportivas que participa. “O esporte surgiu muito pela vontade do meu pai. Ele sempre teve o sonho de ver minha irmã e eu lutando. Então, ainda em Belém, começamos a competir em MMA e Kung Fu. Quando viemos morar em Macapá, entrei na academia de Jiu-jitsu e lá comecei a me dedicar ainda mais. Aqui no Ifap me fortaleci para as competições no Judô, natação e vôlei”, disse.

“O esporte só tem a agregar na vida estudantil dos nossos alunos. Eles conseguem melhorar o desempenho dentro e fora de sala de aula. Nós, como instituição, temos o dever de apoiar e incentivar alunos que se interessam por práticas desportivas”, falou o diretor-geral do campus Macapá, Márcio Prado.

Incentivo
Cleiton concorreu e ganhou uma das bolsas do Programa Bolsa Atleta do Ifap. A bolsa, no valor mensal de R$ 220, é um incentivo financeiro aos estudantes para se dedicarem aos treinos e participarem de competições locais, estaduais ou nacionais em 2020. O programa visa ainda à integração social das equipes, o ensinamento de valores morais e éticos, assim como desenvolvimento de habilidades e talentos. O recurso para o pagamento das bolsas é oriundo do Programa Nacional de Assistência ao Estudante.

“É um excelente incentivo para os alunos que gostam de esporte. Muitos estudantes que estavam pensando em desistir de treinar porque não tem renda viram a oportunidade de continuar treinando por causa da bolsa oferecida pelo Ifap”, disse o aluno. Para 2020, Cleiton pretende continuar participando de todas as competições estaduais e, inclusive, do mundial de Jiu-jitsu.

O Programa Bolsa Atleta selecionou 16 estudantes de nível médio integrado e subsequente e 4 acadêmicos de nível superior dos campi Macapá, Laranjal do Jari, Porto Grande, Oiapoque e Santana