Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Segunda Etapa do Projeto Boas-vindas tem Palestra show de física
Início do conteúdo da página

Segunda Etapa do Projeto Boas-vindas tem Palestra show de física

Publicado: Sexta, 07 de Fevereiro de 2020, 15h00 | Última atualização em Sexta, 07 de Fevereiro de 2020, 16h45

A Seção de Gerenciamento Pedagógico (Seped) realizou, durante os dias 6 e 7 desde mês, a segunda etapa do Projeto Boas-vindas para estudantes ingressantes dos cursos técnicos integrados de Química, Redes, Estradas, Edificações, Mineração e Alimentos do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap). Clique aqui para ver mais fotos.

A programação foi composta por palestras dos responsáveis e servidores da Seped, Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), Seção de Gerenciamento de Bibliotecas (Segebi), Seção de Gerenciamento de Assistência Estudantil (Segae) e Seção de Gerenciamento de Laboratórios (Selabi).

O objetivo das palestras é detalhar para os novos alunos a competência de cada setor, seus deveres e direitos dentro da instituição e informar sobre regulamentações, uso de espaços, avaliações, sábados letivos e projetos desenvolvidos no Campus Macapá.

Palestra Show de Física
Ainda dentro da programação do Projeto Boas-vindas, o professor Emanuel Thiago, responsável pelo componente curricular de Física, ministrou mais uma Palestra Show de Física para os estudantes presentes.

Foram realizados 11 experimentos científicos: Bola de Plasma Gigante, Bobina de TESLA, Gerador Van der Graaf, Planetário, Princípio do Helicóptero, Looping Gigante (Montanha Russa), Periscópio Show de Lasers, Estática com Garrafas, Tesômetro, Propagação de Ondas e Bolhas que sobem e bolhas que descem.

O docente conta que ministra essa palestra há mais de 20 anos, desde que era estudante de graduação em Física, na Universidade Federal de Sergipe, e que as experiências atraem os alunos para o estudo da ciência. “Sou um estudioso da metodologia de ensino aprendizagem através da lógica e da experimentação de forma lúdica”, disse. “Mostro, na palestra, a beleza científica que existe nos parques de diversões e no circo, como é o caso da mágica”, concluiu.

Muitos brinquedos e objetos apresentados durante a realização dos experimentos são colecionados pelo professor desde os seus 12 anos de idade. Atualmente, ele tem mais 3 mil experimentos de pequeno e grande porte nas áreas de Física, Química, Biologia e Matemática.

Por Jacyara Araújo, jornalista do campus Macapá