Página inicial > Mais Notícias > Campus Macapá inicia folia com o Carnaval da Inclusão

Campus Macapá inicia folia com o Carnaval da Inclusão

Publicado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 13h34 | Última atualização em Quarta, 19 de Fevereiro de 2020, 08h20

“Abrindo alas pro autismo brilhar”. É assim um dos versos do samba-enredo da escola de samba Império do Povo, que teve como tema o “Autismo” e foi uma das atrações do primeiro Carnaval da Inclusão realizado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), pela Seção de Gerenciamento de Assistência Estudantil (Segae), pela Direção-geral e pela Seção de Gerenciamento Pedagógico (Seped) do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap). O evento aconteceu nesta sexta-feira (14/2) no Bloco de Convivência e reuniu estudantes e servidores da instituição. Clique aqui para ver mais fotos.

A programação contou com o concurso de dança nas categorias feminino e masculino. A estudante Aline Raquel Viana Oliveira, do curso técnico de alimentos, venceu na categoria feminina. Com muito sambá no pé, o estudante Alex Sandro Oliveira, do curso de Redes de Computadores, ficou em 1º lugar na categoria masculina. “Foi muito bom e pretendo participar outras vezes”, disse o aluno, que também se destaca em competições na modalidade tênis de mesa.

"Esse é um momento de inclusão e integração que os setores do Campus Macapá se propuseram a fazer para que todos os alunos se divertissem. É muito importante que os estudantes se conheçam e se respeitem e esse evento procurou incentivar a inclusão de toda comunidade escolar", ressaltou o diretor-geral do Campus Macapá, Márcio Prado.

O concurso de fantasia também premiou a melhor caracterização, performance e desenvoltura dos estudantes. No total, doze estudantes participaram do concurso. “Achei o carnaval incrível. Amei muito e me diverti demais, gostei de todas as fantasias e quero participar todo ano”, disse um dos estudantes foliões, Gustavo Henrique, do 1º ano do curso técnico de Alimentos.

Para o estudante de Redes de Computadores, Cleiton Trindade, a iniciativa de reunir os alunos em um carnaval que aborde a inclusão é fundamental para integração de todos. “Dentro do Instituto é o que precisamos, a inclusão de todos, não importando se o colega tem uma deficiência ou não. O momento favorece também a interação entre as turmas e isso é muito importante pra nós”, afirmou o estudante.

O setor de saúde do Campus Macapá também montou um stand com as principais informações sobre métodos contraceptivos, infecções sexualmente transmissíveis (IST's), além de distribuir para os estudantes preservativos e folders educativos. “Esse stand é muito importante principalmente para orientação e prevenção tanto da gravidez na adolescência quanto das doenças sexualmente transmissíveis. Nessa idade, muitos jovens já estão começando a ter uma vida sexual ativa e nós estamos aqui para orientá-los para que eles se conscientizem e se protejam”, disse a médica do Campus Macapá, Ana Clara da Silva.