Página inicial > Mais Notícias > Banda Marcial recebe inscrições de novos músicos

Banda Marcial recebe inscrições de novos músicos

Publicado: Segunda, 21 de Março de 2022, 07h38 | Última atualização em Segunda, 21 de Março de 2022, 11h19
Inscrições acontecem de 21 a 30 de março através de formulário eletrônico

A Banda Marcial do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) abre, a partir desta segunda-feira, 21, as inscrições para seleção de novos músicos. São ofertadas 70 vagas para a formação de um banco de talentos em que servidores e estudantes de todos os níveis e modalidades do Campus podem se inscrever. Clique aqui para realizar sua inscrição até o dia 30 de março.

Em 2020, antes da pandemia de covid-19, além dos instrumentos de bumbo, pratos, surdos e caixas que já faziam parte dos ensaios e apresentações da banda, foram adquiridos mais 56 novos equipamentos, dentre trompetes, trompas, euphonium, tupas e estante de partituras.

“A Banda se converteu em uma ferramenta eficaz de permanência e êxito para o Ifap – Campus Macapá. Vários membros que eram de comunidades próximas já se tornaram nossos estudantes”, disse o coordenador do projeto, José Luis Nogueira. “Percebemos o entusiasmo e a alegria do grupo em fazer parte deste projeto. Vários pais de alunos nossos já nos procuraram manifestando a mudança que seus filhos tiveram em relação aos seus estudos e as suas vidas”, contou Nogueira.

A Banda Marcial do Ifap como as demais atividades esteve parada por conta da pandemia e agora retorna com esta primeira iniciativa para seleção de membros. Em 2019, o grupo ganhou seu primeiro troféu durante o II Festival de Bandas e Fanfarras do Amapá e ficou com o 3º lugar na categoria Banda Percussão. “Em um ano, avançamos de zero para 3ª melhor banda de fanfarra do Estado do Amapá”, avaliou o coordenador do projeto.

A ideia é que a banda se fortaleça ainda mais para participar de novas competições e apresentações que participarem durante 2022. Para isso, o calendário acadêmico da instituição já prevê a participação do grupo nos desfiles cívicos neste ano. Em 2018 e 2019, 140 estudantes de diversos cursos e modalidades já participaram de desfiles junto à Banda.

“É um esforço conjunto de servidores e setores como a Direção-geral, Direção de Administração e Planejamento, Departamento de Pesquisa e Extensão e Reitoria do Ifap para que esse projeto aconteça e orgulhe toda a comunidade estudantil”, disse o diretor-geral do Campus Macapá, professor Márcio Prado.