Projeto Liderança elege novos representantes de turma
Com o lançamento oficial do projeto “Liderança e Representatividade” na última quinta-feira (5/3), as turmas das modalidades subsequente e integrado do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) iniciam, nesta segunda-feira (9/3), as eleições para os novos representantes de turma. O projeto é desenvolvido desde 2011 com o objetivo de realizar uma formação cidadã dos estudantes para a escolha responsável dos representantes. Clique aqui para ver mais fotos.
“Esse momento é um pequeno retrato da sociedade. Não temos apenas o objetivo de eleger o novo representante de turma. Primeiramente, fazemos a preparação do estudante para que surja nele a vontade de representar seus pares, além de conscientizar a todos sobre o que é democracia e representatividade”, disse a coordenadora do projeto, Carmem Abreu.
Pela manhã do dia 5/3, o lançamento do projeto contou com a palestra “O papel do líder na formação do clima escolar”, ministrada pela professora Darlene Del Tetto. A docente trouxe as definições de líder e liderança, as funções dos representantes de turma e os principais estilos de liderança. Para Darlene, o representante possui dentro de si “uma ação voluntária de ocupar esse espaço, uma vontade própria pois carrega consigo a responsabilidade de representar os colegas da sala de aula”, disse Del Tetto.
Durante a noite, a professora Nilcélia Leal ministrou a palestra “Democracia, representatividade e responsabilidade política”, que destacou a importância da democracia representativa, os meios pelos quais as pessoas podem participar do processo democrático e as características principais de um líder. “O líder precisar ter motivação, espírito de liderança, humildade e a capacidade de se comunicar, além da capacidade de tomar decisões democráticas”, destacou a docente.
Os relatos de experiência fecharam a programação do lançamento do projeto. Os estudantes Daniel Santos, Deusalina Rodrigues e Julia dos Santos contaram um pouco das suas experiências como representantes de turma. “O representante é um elo de comunicação entre a turma e o instituto”, disse Deusalina. “Nós acabamos desempenhando vários papéis dentro da função de representante: o papel de psicólogo, de conciliador, dentre outros. Nós temos que ter empatia e a responsabilidade de se preocupar com o outro”, completou Julia dos Santos.
Por Jacyara Araújo, jornalista do campus Macapá
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook: /institutofederaldoamapa
Redes Sociais