Página inicial > Mais Notícias > Cursos online gratuitos para fazer durante o isolamento social

Cursos online gratuitos para fazer durante o isolamento social

Publicado: Quarta, 01 de Abril de 2020, 11h23 | Última atualização em Sexta, 17 de Abril de 2020, 18h59

Fonte da imagem: LinkedIn

Durante o isolamento social não falta tempo para colocar em dia alguns planos guardados na gaveta. Se o seu desejo é aprender, melhorar ou aprimorar as áreas de estudo ou trabalho, o momento de colocar esse plano em prática é agora, durante a fase de combate ao coronavírus, em que todos devem ficar mais reclusos em casa. Para ajudar você, o Instituto Federal do Amapá (Ifap) listou uma série de entidades e instituições que estão oferecendo diversos cursos online e gratuitos.

A maioria dos cursos possui certificação e carga horária que podem agregar no currículo escolar e/ou profissional. O interessado deve se inscrever no curso que deseja, se ater aos prazos de início e fim do curso, bem como tirar a nota mínima exigida para receber a certificação.

Dentre os cursos listados, destacamos as áreas de cinema, idiomas, produção gráfica e audiovisual, ciências humanas e exatas, informática, gestão e negócios, meio ambiente, trabalho remoto, finanças, empreendedorismo e muito outros. Confira abaixo e aproveite!

• Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)
    Cursos ofertados: Fundamentos em EaD I: Contextualização, Legislação e Especificidades; Fundamentos em EaD II: Mediação, Comunicação e Avaliação; Introdução à Produção Audiovisual; Design para Apresentações; Introdução à Produção Gráfica; Estratégias para Leitura em Inglês.
  • Fundação Getúlio Vargas (FGV)
    Cursos ofertados: Gestão, Liderança, Conceitos Básicos de Matemática Financeira e Ética Empresarial, Fundamentos de Gestão de Custo, Fundamentos de Gestão de TI, Introdução à Administração Estratégica, dentre outros.
  • Coursera | USP
    Cursos ofertados: Introdução aos Princípios e Práticas da Gestão de Projetos, Introdução à Ciência da Computação, Inovação na Gestão de Equipes e Negócios, Análise Macroeconômica, mapas conceituais para aprender e colaborar, dentre outros.
  • Escola Virtual.Gov (Governo Federal)
    Cursos nas áreas de Auditoria e Controle; Dados, Informação e Conhecimento; Desenvolvimento Gerencial; Educação e Docência; Ética e Cidadania; Gestão de Pessoas; Gestão de Políticas Públicas; Gestão Estratégica; dentre outros.
  • Harvard University
    Cursos nas áreas de Artes e Design, Ciências Sociais, História e Ciência Ambiental; dentre outros.
  • Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)
    Uma das universidades mais renomadas no mundo oferece o curso em português: Aprendendo Aprendizagem Criativa.
  • Instituto Federal do Rio Grande do Sul
    Cursos nas áreas Ambiente e Saúde; Ciências Exatas; Ciências Humanas; Educação; Gestão e Negócios; Idiomas; Informática; Produção Alimentícia; Recursos Naturais; Turismo e Hospitalidade, dentre outros.
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
    Cursos nas áreas de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos; Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos; InDesign para Iniciantes; Moodle para Professores e Tutores; dentre outros.
    Em tempos de trabalho remoto, o site Linkediln disponibilizou, de forma gratuita, o curso "Trabalho Remoto: Colaboração, foco e produtividade". O curso ajuda a organizar sua rotina e melhorar sua produtividade.

Fonte da imagem: LinkedIn

• Instituto Legislativo Brasileiro (Senado)
    Cursos ofertados: Assédio Moral e Sexual no Trabalho; Cerimonial no Ambiente Legislativo; Dialogando sobre a Lei Maria da Penha; Doutrina Política; Direito Constitucional e Direito do Consumidor, dentre outros.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá
    Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá