Página inicial > Mais Notícias > SNCT, Jornada de Iniciação Científica, Simpósio de Pós-graduação e Feira de Matemática acontecem de 16 a 20 de outubro no campus Macapá

Publicado: Quinta, 04 de Outubro de 2018, 11h52 | Última atualização em Sexta, 05 de Outubro de 2018, 09h25

Alinhado com o tema nacional “Ciência para a Redução das Desigualdades”, a Semana de Ciência e Tecnologia acontece simultaneamente em todos os campi do Ifap. No campus Macapá, a programação que acontece de 16 a 20 deste mês e engloba as programações do II Simpósio de Pós-graduação, da V Jornada de Iniciação Científica e da V Feira Amapaense de Matemática. No campus avançado Oiapoque, as atividades acontecem nos dias 18 e 19 de outubro.

As inscrições para a SNCT são gratuitas para diversas oficinas, palestras, minicursos, mesas redondas e relatos de experiências. Para se inscrever basta clicar aqui. A abertura oficial do evento acontecerá dia no dia 15/10, às 19h, no Teatro das Bacabeiras reunindo representantes de todas as instituições parcerias do evento.

Semana de Ciência e Tecnologia do campus Macapá e Oiapoque

A SC&T do campus Macapá ocorre de 17 a 19 deste mês nas salas de aulas, nos corredores com exposição de estandes, no hall e auditório, laboratórios de informática, Química e Ciências, no ginásio poliesportivo, biblioteca e hall de entrada. No total, serão realizadas 60 atividades entre palestras, minicursos, apresentação de trabalhos, exposições e oficinas. Inscreva-se aqui até o dia 20/10.

De acordo com o coordenador do evento da SNCT no campus Macapá, professor Clayton Nascimento, o credenciamento das atividades acontecerá no local. “Neste ano, o credenciamento acontecerá no momento em que o visitante participar de qualquer tema da SNCT 2018”, disse. “É importante ressaltar que as horas estarão condicionadas ao nível de participação do aluno no evento, devido ao registro está ligado a utilização do sistema de QRCode. Ou seja, cada participação deve ser registrada pela pessoa que está apresentando ou pelo monitor(a) presente no tema visitado. Sem esse registro não serão computados horas de participação para futuras certificações”, informou Nascimento.

Já no campus Avançado Oiapoque, as inscrições vão até o dia 11/10. A programação acontece nos dias 18 e 19 e conta 42 atividades entre oficinas, minicursos, palestras, sessão de cinema, apresentação de trabalhos científicos e eventos culturais. Clique aqui para se inscrever.

V Feamat

No dia 20/10, o campus Macapá, com o apoio da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), realizam a quinta edição da Feira Amapaense de Matemática (V Feamat). Alunos do ensino infantil, fundamental, médio, superior e da educação especial de escolas públicas e privadas apresentarão trabalhos científicos envolvendo a Matemática. Os 10 melhores trabalhos serão selecionados para a VII Feira Nacional de Matemática que acontece em maio de 2019. As inscrições ocorrem até sexta-feira (5/10), clique aqui para saber mais.

V Jornada de Iniciação Científica (JIC) e II Simpósio de Pós-graduação (Simpog)

O II Simpósio de Pós-graduação acontece nos dias 16 e 17/10 e a V Jornada de Iniciação Científica no dia 19/10, ambos eventos são realizados pela Pró-reitoria Pesquisa, Pós-graduação e Inovação. Autores de trabalhos científicos ligados a iniciação científica e a pós-graduação poderão apresentar recentes pesquisas em diversas áreas de conhecimento.

“O objetivo do evento é proporcionar uma maior integração entre docentes, discentes, pesquisadores e incentivar a apresentação de trabalhos acadêmicos, oportunizando a exposição de pesquisa e produções científicas no âmbito da Pós-Graduação. O evento busca ainda promover um espaço de debate e troca de experiências para o crescimento a construção e aquisição de novos saberes”, disse a coordenadora do Simpog, professora Rita Borges.

Também farão parte da programação do Simpósio de Pós-graduação o minicurso “Fontes e pesquisa de informação científica online Mendeley”, a palestra “Ciência, educação e trabalho para a redução das desigualdades sociais” e a mesa redonda cujo tema é “O pensamento científico no cenário internacional e amazônico”.

Além da apresentação de trabalhos de diversos bolsistas, a programação da V Jornada de Inciação Científica conta com as palestras “Como publicar artigo científico”, “Métodos e técnicas na elaboração de textos científicos”, dentre outros.

Os interessados em submeter seus trabalhos têm até o dia 15/10 através do site snct.ifap.edu.br. As inscrições dos trabalhos deverão ser feitas através da Plataforma Urupemba (http://urupemba.ifal.edu.br) somente até dia 07/10.

Por Jacyara Araújo, jornalista do campus Macapá