Página inicial > Mais Notícias > SNCT movimenta Campus Macapá com apresentação de projetos

SNCT movimenta Campus Macapá com apresentação de projetos

Publicado: Quinta, 18 de Outubro de 2018, 14h46 | Última atualização em Terça, 23 de Outubro de 2018, 17h15

Nesta quarta-feira, 17, o campus Macapá do Instituto federal do Amapá iniciou as atividades locais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia como parte da programação oficial no estado. Durante a manhã, o hall de entrada do campus foi palco de apresentações culturais e apresentação de trabalhos por estudantes da instituição. Em Macapá, cerca de 2500 estudantes de 15 escolas públicas estaduais participam das atividades da SNCT, resultado do trabalho desenvolvido de integração com as instituições de ensino na região da zona norte da capital. O evento acontece nas unidades do Ifap em Laranjal do Jari, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande e Santana. Confira fotos do evento aqui.

:: Leia mais | - Participe da SNCT no Campus Macapá | - SNCT: Professores levarão microscópio caseiro para escolas públicas | - SNCT: Alimentos e química ajudam a compreender o amor

Na abertura, a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Ifap Layana Cardoso, destacou as iniciativas da instituição no fomento de atividades que promovam a valorização da produção científica no Ifap. "A ciência é fundamental no processo de transformação social, ela é capaz de gerar oportunidades, ela é capaz de fazer com que pessoas consigam a ter acesso a m ais oportunidades", destacou a pró-reitora ao explicar o tema da SNCT 2018.

O coordenador do evento e diretor do departamento de pesquisa e extensão do campus Macapá Clayton Jordan, parabenizou os esforços de estudantes, professores e técnicos da instituição envolvidos na realização da SNCT na unidade. Para o coordenador do evento, "é uma oportunidade de apresentar o resultado de muito trabalho e projetos que a instituição vem desenvolvendo".

Apresentações

Uma das atrações na abertura das atividades da SNCT foi a Banda Marcial do campus Macapá do Ifap. Composta por estudantes da instituição a banda é um projeto de extensão que nos últimos meses se dedica a resgatar tradição deste estilo. Suas primeiras apresentações aconteceram nos dias 11 e 13 de setembro deste ano em desfiles cívicos da capital.

As estudantes Cleane Mayara, Emilly Jamily e Evaine Gleise que formam o grupo de Marabaixo Geração Ifapiana, premiadas no festival juvenil Geração Marabaixeira 2018, apresentaram a composição "Rufá Ifapiana", ladrão de marabaixo que exalta os feitos da instituição. Outros clássicos da música amapaense no tradicional ritmo amapaense.

O Grupo de Dança Realce, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae ),  e o Grupo Enxergando através da dança, formada por grupo de deficientes visuais atendidos pelo Centro de Apoio Pedagógico (Cap's) de Macapá também foram destaques na abertura. As apresentações tinham como objetivo destacar a superação das dificuldades através da dança, bem como, a importância da inclusão em todos os âmbitos da sociedade, ressaltando a proposta da SNCT 2018: "Ciência para a redução da desigualdade".

Pesquisa

A professora Ana Caroline Bezerra, do colegiado de Mineração, coordenou a mostra de minerais, rochas, fósseis e vulcão apresentando alguns minerais que podem se encontrados com frequência no dia-a-dia. De acordo com a professora, a "intenção desta mostra é promover um pouco do conhecimento de Geologia e um pouco do curso de Mineração [do Ifap]".

O trabalho conta com a participação de cerca de 50 estudantes do campus do ensino médio integrado e técnico subsequente. De acordo com Ana Caroline, o projeto permite a troca de conhecimento entre os estudantes.