Página inicial > Mais Notícias > Estudantes do Ifap são medalhistas na etapa amapaense de Olimpíada de Química

Estudantes do Ifap são medalhistas na etapa amapaense de Olimpíada de Química

Publicado: Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 11h49 | Última atualização em Quarta, 19 de Dezembro de 2018, 15h34
Foram duas medalhas de ouro e uma de bronze na competição
Medalhistas do campus Macapá | Foto: Jefferson Souza

Os estudantes do ensino médio integrado do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) Denny Rodrigues do Carmo, Giuseppe Armando Corrêa Dias e Danilo José da Silva Moreira foram  premiados nesta quinta-feira, 13/12, durante a cerimônia de encerramento da Olimpíada Amapaense de Química (OAQ 2018).

Os três alunos concorreram com cerca de 768 inscritos na competição organizada pela coordenação do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e que contou com a participação de estudantes de escolas públicas e privadas do estado. Participaram da competição estudantes dos campi  Macapá, Santana e Laranjal do Jari.

Denny Rodrigues do Carmo é aluno do 1º ano do curso técnico em Química e levou a medalha de ouro na categoria de 1º ano do ensino médio. Esta é a primeira vez que o estudante participa da OAPQ, destacando-se com o primeiro lugar no ranking local em sua categoria. Já o estudante Giuseppe Armando Corrêa Dias cursa também o ensino médio técnico em Química e levou para casa a medalha de bronze na categoria para o 2º ano, mantendo o Ifap entre os três melhores lugares.

O terceiro destaque foi o concluinte do ensino médio de Redes de Computadores Danilo José da Silva. o estudante levou a segunda medalha de ouro do Ifap na competição ficando em primeiro lugar na categoria do 3º ano. O adolescente de 17 anos já é um dos estudantes com melhores resultados do Ifap em 2018 na participação em olimpíadas de conhecimento.

Danilo conquistou medalha de prata este ano na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2018) e na primeira edição da  Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif 2018) levou uma das medalhas de bronze na competição representando o Ifap.

Para o diretor-geral do Campus Macapá Márcio Prado, os resultados mostram o interesse que as olimpíadas de conhecimento vem despertando nos estudantes do Ifap. Para o diretor-geral, "estamos colhendo os frutos da preparação dos alunos para as competições, das aulas e dos eventos que auxiliam para chegarmos a estas conquistas", comentou.

O professor de Química Salvador Taty ressaltou que os estudantes foram bastante motivados para esta competição. "Com a organização e a estrutura que temos conseguimos boas colocações nessa premiação. Para 2019 vamos nos preparar ainda mais para melhores resultados com iniciativas de ensino e preparação dos estudantes", disse.

OAPQ 2018

A Olimpíada Amapaense de Química (OAPQ), atividade integrante do Programa Nacional Olimpíadas de Química, é uma realização da coordenação do projeto de extensão Olimpíadas de Química da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

O Ifap além das duas medalhas de ouro e da medalha de bronze teve estudantes entre os melhores classificados em cada categoria com mais oito menções honrosas de participação, sendo uma para o campus Santana, quatro para o campus Macapá e três para o campus Laranjal do Jari.

Confira a classificação dos estudantes:

Categoria 1º ano

NOME