Ifap certifica concluintes do Rede Brasil Mulher
O programa do Governo Federal na modalidade de formação inicial e continuada (Fic) estimulou o empreendedorismo para mulheres dos bairros Macapaba e Brasil Novo, na zona norte de Macapá
Na última sexta-feira (14/12), o Instituto Federal do Amapá (Ifap) certificou 105 mulheres participantes do Programa Rede Brasil Mulher. Esta foi a terceira turma concluinte do curso de Empreendedorismo e Gestão de Negócios no campus Macapá do Ifap, encerrando um ciclo de realização do programa que se estendeu de 21 de maio a 12 dezembro de 2018.
A artesã Raimunda Coutinho de Souza disse se sentir agradecida de ter participado do Programa. Segundo ela, "o Brasil Mulher nos fez crescer, o Brasil Mulher nos fez aprender, o Brasil Mulher nos fez entender o que é empreendedorismo", contou emocionada. De acordo com a concluinte, voltar à sala de aulas aos 50 anos de idade permitiu novas perspectivas e afirmou aos ouvintes que tem compartilhado o aprendizado do curso em outros ambientes.
A reitora do Ifap, Marialva Almeida, a pró-reitora de extensão do Ifap, Érika Bezerra, e o diretor-geral do campus Macapá, Márcio Prado, participaram da cerimônia que aconteceu na biblioteca do campus Macapá. O evento também contou com a presença de amigos e familiares das mulheres participantes do programa.
De acordo com a pró-reitora de extensão, Érika Bezerra, "o Ifap fez a execução do Rede Brasil Mulher em seis municípios onde estão inseridos, alcançando de forma direta 720 mulheres". Segundo a pró-reitora, o programa foi uma oportunidade de "vivenciar na prática a nossa missão institucional que é o alcance da comunidade externa através das ações de extensão".
Para o diretor-geral do campus Macapá a certificação destas mulheres mostra o compromisso social do Ifap na transformação de suas realidades e na geração de oportunidades que possam oferecer-lhes melhores condições de vida. O diretor também incentivou as concluintes à retornarem para a instituição e outras oportunidades de cursos.
"Eu credito que educação seja inclusão", destacou a reitora do Ifap Marialva Almeida. "Isto tem sido um compromisso nosso em nossas ações", ressaltou. Falando as concluintes, a reitora transmitiu-lhes palavras incentivadoras convidando-as à superação de dificuldades e a assumirem um novo protagonismo em sua jornada de formação. "O Ifap precisa ampliar mais ainda estas oportunidades, o Ifap precisar ter vocês nos cursos técnicos, proeja, superior, ou, porque não, numa pós-graduação. Vocês têm competência para isso", afirmou a reitora.
Institucionalização
Na ocasião, a reitora informou que já há em curso estudos junto ao Conselho Nacional de Reitores dos Institutos Federais (Conif) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (Mec), para que a formação oportunizada por iniciativas como os cursos ofertados pelo Rede Brasil Mulher ou, como no passado, os dos programa Mulheres Mil, torne-se junto à Rede Federal um programa institucional constituinte da missão dos Institutos Federais.
Segundo a reitora, no próximo ano serão retomadas as oferta dos cursos para este público específico de forma institucionalizada, através do Programa Mulheres Mil, de modo a garantir a continuidade das ações e oportunidades desta demanda. A meta já está contemplada no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os próximos anos.
:: Leia também: | - Acadêmicos de Licenciatura em Informática desenvolvem aplicativo de combate à corrupção no I Amapá Hackfest | - Dois cursos superiores do Ifap recebem estrelas no Guia do Estudante
Rede Brasil Mulher
Trata-se de uma articulação nacional de órgãos e entidades públicas, empresariais e organizações da sociedade civil com a finalidade de estimular ações que promovam a igualdade entre mulheres e homens de modo a contribuir com o desenvolvimento econômico e social do país e proporcionar dignidade e autonomia da mulher.
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook: /institutofederaldoamapa
Redes Sociais