Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Acadêmicos de Licenciatura em Informática desenvolvem aplicativo de combate à corrupção no I Amapá Hackfest
Início do conteúdo da página

Acadêmicos de Licenciatura em Informática desenvolvem aplicativo de combate à corrupção no I Amapá Hackfest

Publicado: Terça, 18 de Dezembro de 2018, 11h36 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 09h25
O aplicativo RectQuiz pretende melhorar a percepção sobre corrupção
Equipe do RectQuiz | Foto: MagnoSilva/Divulgação


Educar sobre corrupção através de quiz, possibilitar a denúncia de corrupção por meio de um aplicativo e avaliar o atendimento realizado nas repartições públicas são os benefícios da solução tecnológica desenvolvida por acadêmicos do 7º semestre em Licenciatura em Informática do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá para o I Amapá HackFest. O evento que objetivou fomentar a criação de ferramentas tecnológicas que auxiliassem na prevenção e combate à corrupção aconteceu durante os dias 7, 8 e 9 deste mês na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP).

:: Leia também: Acadêmicos de Licenciatura em Informática criam sistema para área da saúde e vencem 1º Hackathon

A equipe foi formada pelos acadêmicos de Informática do campus Macapá Jamilli Doumany, Gabriel Silva e Welson Rabelo, pelos estudantes da Faculdade Meta Alexsandra Souza e Argério Queiroz e pelo Amon Campos, do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap).

Aplicativo RectQuiz

Levando em consideração o baixo índice de percepção da corrupção pelos brasileiros, a equipe pretendeu primeiro criar um aplicativo que proporcionasse a educação da população. “Pelos dados que demonstram a falta de percepção ou conscientização sobre corrupção, nós criamos um aplicativo que visa educar estudantes de ensino fundamental e ensino médio e também a sociedade com o objetvo de melhorar nossos índices sobre a percepção da corrupção em todos os seus níveis”, disse Gabriel Silva.

O aplicativo RectQuiz foi pensando para ser utilizado no Laboratório Móvel contra a Corrupção do MP-AP. “Como o Ministério Público do Amapá possui um laboratório de tecnologia e combate a lavagem de dinheiro que atende mais de 3000 mil crianças e adolescentes, nós pensamos em uma ferramenta que despertasse mais interesse neste público-alvo, como é o caso do nosso aplicativo que utiliza o game, no caso um quiz, para educar de forma mais eficaz”, contou Jamilli Doumany.

Proposta do aplicativo desenvolvido

“O interessante da proposta dos nossos acadêmicos de Licenciatura em Informática é que eles conseguiram aplicar os conhecimentos informáticos para criar uma ferramenta voltada para educação, ou seja, desenvolveram uma aplicação para se tornar um instrumento educativo”, disse professor e coordenador do curso de Licenciatura em Informática do campus Macapá Thiêgo Nunes.

:: Leia também: Campus Macapá certifica concluintes do Rede Brasil Mulher | Dois cursos superiores do Ifap recebem estrelas no Guia do Estudante | Estudantes do Ifap são medalhistas na etapa amapaense de Olimpíada de Química

I HackFest

Ao todo, 40 profissionais e estudantes das áreas de informática e tecnologia da informação participam do I Amapá HackFest. Os participantes foram munidos de dados institucionais para criar tecnologia de controle social e enfrentamento às práticas corruptivas. A ideia foi reunir os “hackers do bem” na sede do MP-AP para coleta de ideias visando o desenvolvimento de softwares como aplicativos, jogos e sites, dentre outras soluções digitais que possam atuar no processo de conscientização social.

Por Jacyara Araújo, jornalista do campus Macapá
Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério Público
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook: /institutofederaldoamapa

registrado em:
Fim do conteúdo da página