Página inicial > Mais Notícias > Ifap lança o primeiro curso superior de Tecnologia em Mineração do Amapá

Ifap lança o primeiro curso superior de Tecnologia em Mineração do Amapá

Publicado: Sexta, 21 de Dezembro de 2018, 11h45 | Última atualização em Segunda, 31 de Dezembro de 2018, 09h33
Em 2019, o campus Macapá ofertará 40 vagas pelo SiSU
Estudantes em um dos laboratórios de Mineração do campus Macapá | Foto: Jacyara Araújo

O primeiro curso superior em Mineração do estado oferece 40 vagas a partir de 2019 no campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap). As inscrições acontecem de 22 a 25 de janeiro do ano que vem pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). O curso de Tecnologia em Mineração foi aprovado pelo Conselho Superior (Consup) do Ifap na modalidade presencial no mês de novembro deste ano, por meio da Resolução nº 65/2018.

:: Leia também: SiSU 2019: Ifap tem novo curso e o total de 600 vagas para licenciaturas, bacharelados e tecnólogos

O curso tem duração de, no mínimo três anos (seis semestres), e, no máximo, cinco anos (10 semestres), e as aulas serão realizadas no turno da tarde. Para ver matriz curricular e as ementas dos componentes curriculares clique aqui

A infraestrutura para as atividades práticas é um dos diferenciais do curso superior em Mineração. Atualmente, além das salas de aulas e laboratórios de informática, os futuros acadêmicos poderão contar com cinco laboratórios equipados com maquinário específico para aplicação prática de diversos componentes curriculares, sendo divididos em Laboratório de Processamento Mineral, Laboratório de Química Aplicada à Mineração, Laboratório de Petrografia, Laboratório de Mineralogia, Laboratório de Informática Aplicada à Mineração.

Para o diretor-geral do campus Macapá, Márcio Prado, o curso possui corpo docente e laboratórios preparados para formar novos acadêmicos e egressos dos cursos técnicos integrados e subsequentes de Mineração. “Muitos egressos dos cursos técnicos em Mineração do campus Macapá acabavam prestando vestibular para outra área ou curso porque não tinham oportunidade de fazer o de nível superior em Mineração por não ter aqui no Estado. Agora, além dos nossos egressos, o Ifap suprirá a demanda de profissionais de nível superior na área de Mineração”, disse Prado.

:: Leia também:  Estudantes de Mineração produzem biojoias reaproveitando ossos de peixes | Seminário de Mineração reúne produção científica de estudantes | PS 2018.2: Conheça a infraestrutura, a atuação profissional e o corpo docente do curso de Mineração

Confira algumas das áreas que o profissional de Mineração pode atuar:

• Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria.
  • Empresas de mineração.
  • Empresas produtoras de areia e água mineral.
  • Pedreiras de agregados para construção civil e rochas ornamentais.
  • Institutos e Centros de Pesquisa.
  • Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.