Página inicial > Mais Notícias > Ifap certifica 91 novos técnicos formados no campus Macapá

Ifap certifica 91 novos técnicos formados no campus Macapá

Publicado: Terça, 04 de Junho de 2019, 09h11 | Última atualização em Sexta, 05 de Julho de 2019, 10h45

Em solenidade no final da tarde de quinta-feira (30/5), o Instituto Federal do Amapá (Ifap) certificou 91 novos técnicos formados no campus Macapá. São profissionais qualificados em cursos de nível médio, integrados, concomitantes ou subsequentes ao ensino regular, para atuar nas áreas de alimentos, informática e mineração, no total de sete turmas. Alguns concluintes entraram no Ifap quando ainda eram adolescentes e saíram adultos e prontos para ingressar no mundo do trabalho ou em um curso de nível superior. Clique aqui e confira as fotos da formatura.

:: Leia também: PS Subsequente oferta 235 vagas para o campus Macapá | Técnico em Cerâmica: o mercado promissor para profissionais no Amapá

O fato de não poder contar com a presença dos pais na solenidade não tirou a alegria de Vitor Costa Anselmo, que ingressou aos 16 anos no curso técnico integrado de Mineração. “Era bem difícil para mim estudar no fundamental e a experiência de entrar em uma instituição federal foi gratificante, passei em último lugar na ampla concorrência, ainda na época da prova. No decorrer dos quatro anos, foi complicado, mas com a colaboração dos professores e dos colegas consegui chegar aqui e como qualquer aluno de um instituto federal estou muito feliz de receber meu certificado de técnico”, contou.

A mãe dele estava doente no dia da solenidade, o pai ficou em casa para cuidar da mãe e Vitor convidou um professor da antiga escola no ensino fundamental para ser o paraninfo. “Ele (o professor) me ajudou muito a me preparar para entrar no Ifap”, justificou o novo técnico em Mineração, que vai seguir os estudos e a profissionalização na mesma área. Foi aprovado pela nota do Enem e já está matriculado no curso superior em Geologia, na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Para Ediele de Lima Martins, 24 anos, o curso técnico de nível médio na forma subsequente de técnico em Alimentos foi uma oportunidade de retomar os estudos, obter qualificação e ir em busca de um emprego. “Me descobri na profissão e pretendo seguir nessa mesma área de alimentos. No ano que vem pretendo fazer o superior de Tecnologia em Alimentos, aqui mesmo no Ifap”, contou.

Já Larissa Vitória Carmo dos Santos, 17 anos, realizou o sonho de estudar no Ifap depois que perdeu a oportunidade de ingressar no curso na forma integrada. “Do ensino fundamental era para eu ter vindo pra cá, mas a minha tia não pagou a taxa e não pude fazer a prova do processo seletivo”, contou a técnica em Informática para Internet, que, matriculada na escola estadual Ester Virgolino, fez o curso na forma concomitante, através do Mediotec. “Estudava lá de manhã e de tarde vinha para o Ifap. Era mesmo o que eu queria aprender, é a minha praia, a tecnologia. Consegui criar um projeto, um app para smartphone para pessoas com deficiência auditiva”, afirmou.

Evolução

Durante a solenidade, oradores e paraninfos destacaram a evolução dos estudantes além do aprendizado em sala de aula, com participação em atividades de pesquisa e extensão, eventos científicos e olimpíadas de conhecimentos. A reitora Marialva Almeida lembrou que o Ifap também vem crescendo desde o início da sua implantação, em 2010, dando aos estudantes melhores condições de ensino, a exemplo do bloco dos laboratórios, que foi entregue em 2017.

Para a reitora, a formação técnica não deve ser exclusiva, é preciso também haver a educação humana. “O educador mexe com almas. Não basta somente formar técnicos, a gente está trabalhando com pessoas, com seres humanos. E hoje temos aqui não somente novos técnicos, mas principalmente pessoas melhores e ficamos também com um pouco de vocês aqui dentro da instituição”, afirmou.

Além da reitora, a mesa de honra da solenidade foi composta pelo diretor-geral do campus Macapá, Márcio Prado, pelo coordenador do curso técnico em Alimentos na forma integrada e subsequente, Joádson Freitas, pelo coordenador do curso técnico em Mineração na forma integrada, Marcos Alex Conceição, pela paraninfa do curso de técnico em alimentos na forma integrada, turma de 2015, Marcela Sousa, pela paraninfa do curso de técnico em alimentos na forma integrada, turma de 2016, Lauana Natasha Pantoja da Gama, pela paraninfa do curso de técnico em Alimentos na forma subsequente, Élida Viana de Souza, pelo paraninfo do curso de técnico em Mineração na forma integrada, turma de 2015, Antônio de Pádua Arlindo Dantas, pela paraninfa do curso de técnico em Mineração na forma integrada, turma de 2016, Lídia Dely, pelo paraninfo do curso técnico de Manutenção e Suporte em Informática na forma subsequente, Josimar Cruz, e pelo paraninfo do curso de técnico de Informática para Internet na forma concomitante, Márcio Wendel de Lima Neri.

Por Suely Leitão , jornalista da Reitoria

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos – Deice