Página inicial > Mais Notícias > Curso de Libras recebe inscrição até 18/9

Curso de Libras recebe inscrição até 18/9

Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2019, 12h56 | Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2019, 15h31
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através da internet

Até esta quarta-feira, 18/9, o campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), através do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), está com inscrições abertas para mais uma edição do Curso de Introdução à Libras - Língua Brasileira de Sinais.

Os interessados podem realizar sua inscrição gratuita através do site www.eventos.macapa.ifap.edu.br. Ao todo, 40 vagas são ofertadas para o curso, que acontece de 23 a 27 deste mês, com carga horária de 20h e certificado emitido pelo Departamento de Pesquisa e Extensão (Depex) do campus.

O curso será aplicado na sala 23, do bloco de ensino do campus, e tem como objetivo promover a inclusão escolar de estudantes dos cursos da instituição, servidores técnicos e docentes, bem como a comunidade externa interessada através do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Apresentação em Libras realizada por estudantes durante evento de finalização de curso do Napne em 2017 - (Foto: Arquivo Secom/campus Macapá)

De acordo com o coordenador do curso, Ronielson Gonçalves, através desta iniciativa o campus Macapá do Ifap atende à efetivação da Lei 10.436/2002, que reconhece a Libras como meio legal de comunicação e garante, por parte do poder público, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua.

Segundo Ronielson Gonçalves, que é tradutor intérprete de Libras do campus Macapá, através do curso os principais resultados alcançados foram a difusão da Libras no Ifap e a interação com estudantes surdos da instituição. Os temas abordados destacam o histórico sobre a educação dos surdos, legislação, decretos, sinais específicos e diálogo em Libras entre os participantes.

Desde sua implementação em 2016, o curso de introdução já certificou cerca de 80 pessoas entre discentes, servidores e comunidade, seja na modalidade de formação inicial e continuada (FIC), seja como projeto de extensão. A meta é aumentar esse qualitativo, visando mais possibilidades de comunicação, inclusão e popularização da língua de sinais no Ifap.

O Tradutor e Interprete em Libras do Ifap, Ronielson Gonçalves. (Foto: Alexandre Brito/Deice-Ifap)

Durante a formatura dos cursos técnicos médios integrados concluintes de 2018, Ronielson Gonçalves, a servidora Elisângela Braulio, da pró-reitoria de extensão do Ifap (Proext), acompanhados de colaboradores tradutores e intérpretes em Libras, certificados pelo Napne, realizaram a tradução em libras por ocasião do primeiro surdo formado nesta modalidade de ensino pelo campus Macapá, Heric Vinicios Brito dos Santos.