Página inicial > Mais Notícias > Projeto Ifish ganha Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Projeto Ifish ganha Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2019, 14h09 | Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2019, 16h24
Projeto ganhou na Categoria Bronze

Comitiva do Ifap no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora em Florianópolis (Foto: Sebrae/Divulgação)

O projeto Ifish, desenvolvido por estudantes do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) e orientado pela professora Lídia Dely, ganhou mais uma premiação. Desta vez, a pesquisa venceu a Categoria Bronze na etapa nacional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, que premia as melhores práticas de educação empreendedora no Brasil. O Seminário ConheCER 2019, onde ocorreu o evento de premiação, aconteceu nos dias 8 e 9 deste mês, em Florianópolis. Clique aqui para saber dos outros prêmios já conquistados pelo projeto.

Peças produzidas pelo projeto Ifish. (Foto: Jefferson Souza/Secom-ifap)

Trabalhar com o reaproveitamento de ossos de peixes descartados em feiras livres para a produção de biojoias, porta-canetas e copos cerâmicos é o que propõe o projeto. Para a produção dos produtos sustentáveis, os ossos de peixes são colocados em alta temperatura para que ocorra a sua calcinação e, assim, seja extraído a hidroxiapatita, substância que será adicionada à argila e ao caulim para ser incorporado à massa cerâmica (barbotina). Após a produção da barbotina, a equipe confecciona moldes de gesso para fazer a colagem da massa cerâmica. Com os objetos prontos, as estudantes dão cor, desenho e brilho às peças produzidas.

Equipe Aruana do Projeto Ifish. (Foto: Jefferson Souza - Secom Macapá/Ifap)

A equipe do projeto Ifish se transformou em empresa, a “Aruana”, composta pelas estudantes Amanda dos Santos (2º ano de Química), Anna Maria Barbosa (2º de Mineração], Luany Oliveira (3º ano de Mineração), Paola da Silva (2º ano de Mineração) e Taina Isabelle (3º ano de Mineração). O objetivo é fomentar o empreendedorismo, o comércio e habilitar artesões e interessados na área.

Dos três projetos do Amapá selecionados para etapa nacional do prêmio, dois foram do Instituto Federal do Amapá (Ifap). Além do projeto Ifish, o professor Yuri Delamare da Costa Bezerra, do Campus Santana, concorreu à premiação com o Projeto Aula na Empresa.

Na comitiva do Ifap estavam a Pró-Reitora de Extensão, Érika Bezerra; as professoras do Campus Macapá Lídia Dely Alves e Thaynam Santos; e o professor Yuri Delamare da Costa Bezerra, Campus Santana.

Com informações do Sebrae