Página inicial > Mais Notícias > Campus Macapá inicia período de renovação de matrícula e matrícula em dependência para 2020.1

Publicado: Segunda, 06 de Janeiro de 2020, 11h12 | Última atualização em Segunda, 06 de Janeiro de 2020, 11h35
O procedimento para os estudantes veteranos da instituição é exclusivamente pela internet

Matrícula presencial do PS 2020.1 na Seção de Gerenciamento de Registro Escolar - (Foto: Jefferson Souza / Secom-Campus Macapá)

Inicia nesta segunda-feira, 6/1, o período de renovação de matrícula e matrícula em dependência para os estudantes dos cursos técnicos de nível médio integrado, subsequente, Proeja e superior e pós-graduação do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap).

O procedimento de rematrícula e matrícula em dependência para estudantes veteranos da instituição acontece exclusivamente pela internet através do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) ou do Sistema Acadêmico de Gestão Estratégica com acesso através de login e senha do usuário.

O calendário acadêmico de cada modalidade foi aprovado pelo Conselho Superior do Ifap e publicado no dia 17 de dezembro de 2019.

Confira abaixo as instruções:

Cursos Técnicos na Forma Integrada, Subsequente e Proeja:
1ª Chamada: de 06/01 à 12/01; 2ª Chamada: de 13/01 à 21/01; 3ª Chamada: de 22/01 à 26/01.

Cursos Superiores:
1ª Chamada: de 06/01 à 12/01 (somente matrícula em disciplinas do curso de ingresso)
2ª Chamada: de 13/01 à 19/01 (disponível também matricula em disciplinas de outro curso)
3ª Chamada: de 20/01 à 26/01 (disponível também matricula em disciplinas de outro curso)

Pós-Graduação:

• Procedimento para os alunos que utilizam o Sistema Acadêmico SUAP:

1- Acessar o site: suap.ifap.edu.br ou menu “portal do aluno” clicando no ícone “SUAP educacional”.

2- Para fazer o Login no sistema: em Usuário digite o “Número de Matrícula”, em Senha digite sua senha ou caso não tenha clique em “Esqueceu ou Deseja alterar senha” para cadastro de senha;

Obs.: é necessário ter e-mail cadastrado no sistema para criação de senha, caso não tenha, envie um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. informando seu Número de matrícula, Nome e o e-mail que deverá ser cadastrado no Suap.

3- Caso não saiba seu número de matrícula acesse o link:
Lista de Alunos-Cursos Técnicos na Forma Integrada
Lista de Alunos-Cursos Técnicos na Forma Subsequente e PROEJA
Lista de Alunos-Cursos Superiores e Pós-graduação

4- Após entrar no sistema Suap, clicar em “Faça sua matrícula online” no lado superior esquerdo da tela inicial;

5- Para alunos dos cursos técnicos na forma integrada: selecione a “Turma” e clique no botão “Salvar”. Caso, tenha ficado em dependência, selecione a disciplina e clique em “Salvar”, porém a dependência será ofertada em período letivo especial.

5-Para alunos dos cursos técnicos na forma subsequente, cursos superiores e pós-graduação: selecione as “Disciplinas” que deseje cursar verificando o horário das mesmas e clique no botão “Salvar”.

Obs.: Legenda do horário – exemplo: 3N45 (3-Terça;N-noturno;4-quarto horário;5-quinto horário).

6- As matrículas serão processadas no sistema ao final de cada chamada. Só após o processamento a declaração de matrícula atualizada fica disponível no sistema.

Procedimento para os alunos que utilizam o Sistema Acadêmico Sages:

Obs.: A renovação não será no sistema Sages, siga os passos abaixo.
Turmas habilitadas
- Cursos Superiores (com ingresso anterior a 2015.2)
- Tecnologia em Redes de Computadores (com ingresso anterior a 2016.2);
- Cursos Técnicos Subsequentes Presencias (com ingresso em 2016.1);

1- Consultar o Horário das Turmas para 2020.1

2- Acessar o link do Formulário de Renovação: https://forms.gle/ywcRp4LcuuuNqqDo6

3- Preencher as informações solicitadas no formulário e clicar em enviar.

4- Somente a partir do início das aulas as declarações de matrícula poderão ser emitidas.

Novos estudantes

Os estudantes egressos do Processo Seletivo 2020.1 paras as turmas do 1º ano do Ensino Médio Integrado devem realizar o procedimento de matrícula de forma presencial e seguindo as instruções próprias do edital segundo o resultado final publicado aqui.

Os estudantes classificados através do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) para ingresso nos cursos superiores da instituição no semestre letivo 2020.1 realizarão o procedimento de forma presencial e seguindo o cronograma do próprio SiSU. Para mais informações clique aqui.

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá