Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > SiSU oferta 320 vagas para graduação no Campus Macapá
Início do conteúdo da página

SiSU oferta 320 vagas para graduação no Campus Macapá

Publicado: Segunda, 13 de Fevereiro de 2023, 10h29 | Última atualização em Terça, 14 de Fevereiro de 2023, 13h32

Os cursos são ofertados na modalidade presencial

 

 

De 16 a 24 deste mês, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC), abre inscrição para ingresso nos cursos superiores de instituições públicas federais. Em Macapá, o Instituto Federal do Amapá (Ifap), através do Campus Macapá, oferta 320 vagas para oito cursos de graduação na modalidade presencial.

 

Os estudantes interessados em ingressar na instituição para um dos cursos superiores podem concorrer a uma vaga nos cursos de Bacharelado em Engenharia Civil, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Mineração, Tecnologia em Redes de Computadores, Licenciatura em Física, Licenciatura em Informática, Licenciatura em Letras – Português/Inglês e Licenciatura em Matemática.

 

Para concorrer às vagas, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e efetuar a inscrição no Portal do SiSU. O sistema realizará automaticamente a recuperação das notas do Enem para validar o processo de inscrição. Em seguida, o candidato deve escolher a opção de curso do Ifap dentre as ofertadas. Saiba mais aqui.

 

Nossos cursos

O Campus Macapá do Ifap oferta neste processo do SiSU oito cursos, com 40 vagas em cada um deles, para ingresso no primeiro semestre de 2023. Os cursos são realizados na modalidade presencial, com aulas de segunda a sexta-feira, de acordo com o calendário acadêmico da instituição. 

 

 

Engenharia Civil - Criado em 2019, o curso de Bacharelado em Engenharia Civil do Ifap objetiva formar um profissional capacitado tecnicamente e habilitado para gerenciar pessoas, empresas e principalmente novas tecnologias, atendendo aos requisitos técnicos, ambientais e sociais do local onde estiver inserido. Através do curso, o estudante desenvolve suas atividades de forma criativa, crítica e ética para atuar profissionalmente com visão de conjunto e de equipe, autonomia e consciência das necessidades sociais e ambientais, bem como, de sua atualização permanente. 

 

O engenheiro civil é um profissional de formação generalista, que atua na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e de infraestruturas. Suas atividades incluem: supervisão, coordenação e orientação técnicas; estudo, planejamento, projeto e especificação; estudo de viabilidade técnico-econômica; assistência, assessoria e consultoria; direção, execução e fiscalização de obra e serviço técnico; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico. Pode desempenhar cargos e funções técnicas, elaborar orçamentos e cuidar de padronização, mensuração e controle de qualidade. Pode coordenar equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção, dentre outras tarefas.

 

Tecnologia em Alimentos - O curso de Tecnologia em Alimentos do Campus Macapá do Ifap é reconhecido pelo MEC e em 2019 recebeu o conceito 4 (de uma escala que vai até 5). O curso forma para o mercado de trabalho profissionais de nível superior (tecnólogos) com aptidão para elaborar, gerenciar e manter os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de alimentos, bem como prepara profissionais que possam planejar serviços, implementar atividades, administrar, gerenciar recursos, promover mudanças tecnológicas e aprimorar as condições de segurança, qualidade, saúde e meio ambiente na área de tecnologia de alimentos, distribuídas nas funções que lhe competem.

 

Os egressos do curso superior de Tecnologia em Alimentos do Ifap desenvolvem uma sólida formação técnica científica e profissional geral que os capacita  a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a  atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

 

Tecnologia em Mineração - O primeiro curso superior na área de mineração do estado do Amapá, Tecnologia em Mineração, ofertado no Campus Macapá do Ifap desde 2019, passou por reconhecimento e obteve nota 4 (de uma escala que vai até 5) do MEC.

 

O curso superior de Tecnologia em Mineração tem como objetivo geral a capacitação de mão de obra com sólida formação profissional nas atividades de mineração desde a lavra ao beneficiamento de minérios. Este profissional é capaz de identificar e utilizar ferramentas de controle dos impactos ambientais gerados em toda a cadeia de processo, bem como compreender a realidade social na qual está inserido. Sua formação também exige ser dinâmico e estar preparado para atuar em empresas de diferentes portes, de acordo com as transformações que se apresentem no mercado de trabalho.

 

Tecnologia em Redes de Computadores - O curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores tem como objetivo a formação de profissionais capazes de compreender os processos de construção e reconstrução de redes de computadores e, dessa forma, realizar atividades de concepção, especificação, projeto, implantação, avaliação, suporte e manutenção de redes de computadores.

 

O tecnólogo em Redes é o profissional que elabora, implanta, gerencia e mantém projetos lógicos e físicos de redes de computadores locais e de longa distância. Conectividade entre sistemas heterogêneos, diagnóstico e solução de problemas relacionados à comunicação de dados, segurança de redes, avaliação de desempenho, configuração de serviços de rede e de sistema de comunicação de dados são áreas de desempenho deste profissional. Conhecimentos de instalações elétricas, teste físico e lógico de redes, normas de instalações e utilização de instrumentos de medição e segurança são requisitos à atuação deste profissional.

 

Licenciatura em Física - O curso forma profissionais para a docência da física, preferencialmente para atendimento da educação básica. O licenciado em Física egresso do Instituto será um profissional que admite competências e habilidades dedicadas à formação e à disseminação da ciência física e suas implicações em diferentes instâncias sociais, seja através da atuação no espaço formal ou informal de ensino.

Dentre os objetivos específicos do curso está formar físicos educadores que sejam capazes de ensinar não apenas os processos técnicos referentes à ciência física, mas também que possam relacioná-los com outras áreas do conhecimento, bem como profissionais para docência em Física que procurem buscar à luz de sua prática pedagógica a compreensão das questões socioambientais, éticas, estéticas e relativas à diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural como princípios de equidade.

 

Licenciatura em Informática - O curso propicia uma formação interdisciplinar sólida e abrangente de profissionais, com base nas áreas de informática e educação, a fim de que possuam uma sólida formação teórica aliada à prática para atuarem no Ensino Fundamental, Médio e Técnico, enfatizando aspectos científicos, técnicos, pedagógicos, humanísticos e sociais, permitindo-os prover o conhecimento científico e tecnológico da Informática aplicada à educação.

 

O licenciado em Informática é um profissional que agrega competências, saberes e habilidades de criatividade e inovação, de cooperação e de trabalho em equipe, de gestão e tomada de decisões, de aquisição e produção de conhecimentos, de expressão e comunicação, não sendo somente reprodutor de tecnologias e conhecimentos já estabelecidos, mas também mediador para uma formação social, humana e científica.

 

Licenciatura em Letras – Português/Inglês - O curso forma profissionais interculturalmente competentes para o ensino de língua/literatura vernácula (Português) e de língua/literatura estrangeira moderna (inglês) nos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.

Em síntese, o curso pretende formar profissionais capazes de atuar no ensino fundamental, médio e profissionalizante, em escolas públicas e particulares, atendendo a interesses regionais, e, assim, retornar à sociedade como profissional qualificado e consciente dos desafios que a profissão apresenta, bem como atuar em cursos livres de idiomas, apoiados nos conhecimentos dos diversos métodos e abordagens de ensino, tornando seus alunos capazes de utilizar a língua-alvo de forma significativa, atendendo aos diversos contextos comunicativos, dentre outros objetivos.

 

Licenciatura em Matemática - O licenciado em Matemática egresso do Campus Macapá do Ifap é profissional capacitado para atuar na educação básica e em cursos de formação de professores. Além de atuar diretamente na sala de aula, o licenciado pode trabalhar na elaboração de materiais didáticos voltados para o ensino de Matemática e desenvolver pesquisas no campo da Educação Matemática.

 

Além disso, aplica teorias matemáticas na resolução de problemas relacionados a diversas áreas do conhecimento nas quais o pensamento matemático se faz presente, como Física, Estatística, Biologia, Administração, Economia, Engenharia, entre outras. Ao mesmo tempo, o bacharel em Matemática pode desenvolver pesquisas tanto na área de Matemática Pura como na Aplicada.

 

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Instagram: @ifapoficial
Facebook: /institutofederaldoamapa

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página