Página inicial > Mais Notícias > Projeto Ifish é premiado no evento Ciência Jovem

Projeto Ifish é premiado no evento Ciência Jovem

Publicado: Segunda, 16 de Novembro de 2020, 16h51 | Última atualização em Terça, 17 de Novembro de 2020, 09h11

O projeto que envolve o uso de ossos de peixe da Amazônia na produção de produtos cerâmicos, o Ifish, saiu vencedor em mais um evento. Desta vez, garantiu o 1º lugar na categoria “Incentivo à pesquisa” em uma das maiores e mais antigas feiras de ciências do Brasil, a Ciência Jovem. O evento aconteceu de forma on-line, de 11 a 13 de novembro, e reuniu 290 participantes de 25 estados brasileiros e da Argentina, Colômbia, Paraguai e México.

As estudantes Amanda Nicole Miranda e Paola Espírito do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), sob orientação da professora coordenadora do projeto, Lídia Dely Alves, receberão como premiação troféus, medalhas e credenciais para a feira ESI Mundial, que acontece na cidade do México.

A apresentação da dupla aconteceu em meio ao apagão e racionamento de energia que assolam o Amapá desde o último dia 3 de novembro. “O evento foi bem parceiro, deu visibilidade ao estado e pediu ajuda a todos para contribuir com doações, divulgando canais de rede de voluntários. E no dia da nossa apresentação, não conseguimos participar com o slide, então apresentamos sem slide e por telefone. As alunas apresentam muito bem o trabalho e merecem muito o resultado que obtiveram”, ressaltou a docente Lídia Dely.

A professora Lídia Dely com as estudantes que fazem parte do projeto

“Eu fiquei sem palavras. É muito gratificante saber que todo esforço, as horas estudando, produzindo slide às 2h da madrugada e fazendo tudo isso no meio desse caos que a gente tá vivendo, foi recompensado. Tivemos a chance de ganhar visibilidade pro nosso estado, porque não é só o Ifish que está sendo visto, é o Amapá”, disse a estudante do 3º ano do curso Técnico de Mineração Paola Espírito. "Minha família amou e nos parabenizou muito", completou Amanda Nicole.

Apesar da pandemia do novo coronavírus, o projeto Ifish deu continuidade a algumas atividades de capacitação. A professora Francileni Gomes, do Ifap, ministrou o treinamento “Diálogos na Quarentena” e a empresa do estado de São Paulo “Do Barro” também falou do trabalho com cerâmica, empreendedorismo e mulheres na ciência. “Devido à pandemia, nossa pesquisa ficou limitada, não podíamos confeccionar mais as peças no laboratório, novas ideias, novos designs. Mas, além das atividades realizadas antes da pandemia, buscamos realizar atividades virtuais na nossa rede social @projetoifish”, informou Lídia Dely.

Treinamento "Diálogos na Quarentena"

Sobre o Ifish

O projeto Ifish já coleciona prêmios e destaques em âmbito local e nacional: primeiro lugar no Desafio de Ideias do 12º Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi); recebeu menção honrosa no concurso Criativos de Escola; Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora na categoria Educação no Ensino Médio; e ficou em segundo lugar no  V Simpósio de Inovação Tecnológica (Simit) do Ifap.

Além de proporcionar um produto inovador no mercado cerâmico, o projeto pretende criar uma união de cooperativas, promover uma trabalho sob a perspectiva socioambiental, incluir mulheres na ciência, promover a valorização cultural e a educação empreendedora.